Sociedade

Especialistas defendem maior aposta na medicina preventiva

Madalena Quissanga

Jornalista

O aumento dos casos de doenças diarreicas agudas em adultos está a preocupar as equipas médicas das principais unidades sanitárias da capital do país, com realce para o Hospital Geral de Luanda, dos Cajueiros, Hospital Municipal de Talatona, Zango, Cazenga e os Centros de Saúde da Samba e Sambizanga, que atenderam 912 casos, na semana finda.

17/04/2024  Última atualização 09H19
Perto mil cidadãos, a maioria adultos, foram diagnosticados com doenças diarreicas agudas durante a semana finda em Luanda © Fotografia por: Joao Gomes | Edições Novembro
De acordo com a especialista em Medicina Interna, do Centro de Saúde da Samba, as diarreias são consideradas agudas quando ocorrem, no mínimo, três vezes ao dia, com a diminuição da consistência das fezes.

Ana Bela da Gama frisou que, em geral, são doenças auto-limitadas, com duração de até 14 dias em alguns casos. "A depender do agente causador da doença e de características individuais dos pacientes, as doenças diarreicas agudas podem evoluir clinicamente para quadros de desidratação que variam de leve a grave”, alertou.

A médica explicou que a patologia pode ser de origem não infecciosa, podendo ser causada por medicamentos, como antibióticos, ingestão de grandes quantidades de adoçantes, gorduras não absorvidas e até pelo uso de bebidas alcoólicas.

O Centro de Saúde da Samba, avançou, atende, em média diária, oito a dez casos de doenças diarreicas agudas em adultos, número que, para a especialista, tende a aumentar. Na semana passada, disse, foram atendidos 63 casos no total.

Sambizanga

A equipa médica do Centro de Saúde do Sambizanga assistiu, no banco de urgência, 614 pacientes, destes, 212 foram diagnosticados com malária, 77 com desnutrição, 57 com doenças respiratórias agudas, 21 com diarreias agudas e 13 com infecção urinária, informou, ontem, a directora clínica. Augusta Chandicua referiu que, em pediatria, foram observados 164 crianças, enquanto em clínica geral, 141 adultos.

Talatona

O Hospital Municipal de Talatona socorreu, nas últimas 72 horas, 641 pacientes, dos quais, 141 com malária e 20 com diarreias agudas, disse a chefe do banco de urgência, Isabel Rodrigues.

Zango

O banco de urgência do Hospital Municipal do Zango 2 atendeu um total de 1.993 paciente. Destes, 1.270 foram encaminhados para diferentes enfermarias para contínua avaliação clínica, informou, ontem, o director clínico.

Sebastião Senga explicou que, do número de pacientes socorridos, 767 deram positivo à malária e 28 às doenças diarreicas agudas.

Neves Bendinha

O banco de urgência para queimados do Hospital Geral Especializado Neves Bendinha atendeu um total de 44 pacientes, com diferentes tipos de queimaduras, dos quais, 23 crianças e 21 adultos.

"Tivemos de internar oito pacientes pela gravidade das lesões”, disse a directora clínica.

Antonieta Guilherme explicou que a maioria das queimaduras foram causadas em acidentes domésticos, muitos por líquidos super ferventes, que continuam a ser os agentes com o maior registo. Na semana finda, informou, foram 22 casos.

Entre as ocorrências registadas, a médica destacou, ainda, o atendimento de 46 pacientes com ferimentos por arma branca.

Na área de assistência primária de medicina, disse, foram atendidos um total de 369 pacientes, dos quais, 241 adultos e 128 crianças.

 
Lavagem das mãos é das melhores medidas de prevenção

Profissionais recomendam mais higiene das crianças

Um total de 233 crianças  foram diagnosticadas, na semana passada, com doenças diarreicas agudas, no Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi, disse, ontem, a directora clínica da instituição.

Rosa André referiu que o número de pacientes com diarreia tende a aumentar. "É necessário termos muito cuidado com a higiene das crianças. Cuidar da água e orientá-las sempre na lavagem das mãos”, disse.

De acordo com a médica, o hospital tem utilizado o soro fisiológico para a hidratação dos casos menos graves.

Viana

Cerca de 140 pacientes com doenças diarreicas agudas acorreram às consultas no Hospital Materno Infantil Mãe Jacinta Paulino, em Viana, revelou, ontem, a directora da instituição. Filomena Bessa realçou que as crianças são as principais vítimas.

Entre 1.500 pacientes registados em todo o hospital, referiu, 528 foram diagnosticados com malária e 340 com doenças respiratórias agudas. "A área da maternidade assistiu 333 gestantes, das quais, 102 deram à luz”, afirmou.

Cazenga

No Hospital Municipal do Cazenga, 40 crianças foram diagnosticadas, na semana finda, com as doenças diarreicas agudas, informou, ontem, o director clínico. José Mário disse que 2.167 pacientes foram atendidos em todo o hospital, tendo sido 1.213 nos bancos de urgência. O hospital, disse, assistiu 167 pacientes vítimas de trauma.

Ainda no Cazenga, um total de 3.432 pacientes foram atendidos, no mesmo período, no Hospital Geral dos Cajueiros, sendo as principais patologias a malária (687 casos), a síndrome gripal (425), hipertensão (373), a diarreia (210), malnutrição (73) e as doenças respiratórias agudas (35), disse o director clínico da unidade, Tomás Fernando.

Camama

A equipa médica do Hospital Geral de Luanda assistiu, na semana passada, 10.045 pacientes, dos quais, 566 foram internados por diversas patologias, informou, ontem, o director clínico da instituição.

Magalhães Sobrinho avançou que as principais enfermidades registadas foram a malária, com 1.041 casos, as doenças respiratórias agudas, com 516, a hipertensão, com 200, a diarreia, com 127 e a tuberculose, com 75 casos.

O hospital, acrescentou, realizou 9.251 exames laboratoriais, 2.275 de imagiologia e efectuou, igualmente, 292 hemotransfusões. "Realizámos 92 grandes cirurgias”, destacou. A área de Ortopedia, disse, observou 308 pacientes vítimas de queda, 152 por acidente de viação, 96 por agressão física, 69 com ferimentos provocados por arma branca, 60 por atropelamento e 28 casos de ferimentos por arma de fogo.

 
Centro de Saúde da Samba

HISTÓRIA
Internamento por cólicas abdominais

Moradora da Samba, Joana António, de 60 anos, é uma das pacientes sob avaliação clínica, por causa de dores lombares, cólicas abdominais provocadas por diarreia, no Centro de Saúde da Samba. Com fraqueza e dores nas articulações, há três dias, contou que tem uma disenteria tão intensa, que, às vezes, por descuido, notava a roupa interior já suja.

A médica Ana da Gama explicou que quando a paciente deu entrada apresentava fraqueza. A doença, explicou, manifesta-se, em alguns casos, com sangue, desidratação, palidez, fraqueza, lábios secos e emagrecimento. "Para os primeiros socorros, administramos os soros por via intravenosa para o tratamento”, disse.

Quanto às causas, a médica explicou que podem ser diferentes micro-organismos infecciosos (entre bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite, a inflamação do trato gastrointestinal.

"A infecção é causada por consumo de água e alimentos contaminados, contacto com objectos contaminados e também pode ocorrer pelo contacto com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, ou animais”, referiu.

Quando tratadas incorrectamente ou não tratadas, avisou, as doenças diarreicas agudas podem levar à desidratação grave e ao distúrbio hidroelectrolítico, acto caracterizado pela perda de grandes quantidades de líquidos e electrólitos, por intermédio do suor excessivo, da poliúria (excesso de urina), nos vómitos e na diarreia, podendo chegar a óbito, principalmente quando associadas à desnutrição ou à imunodepressão.

À população, aconselhou a tratar a água para o consumo, lavar os alimentos, evitar consumi-los mal cozidos, assim como fazer, com regularidade, a higienização do espaço onde vivem. "Aos primeiros sintomas, devem procurar a unidade sanitária mais próxima para o tratamento”, pediu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade