Mundo

Estados Unidos da América: Faleceu o último sobrevivente do ataque ao “USS Arizona”

Faleceu, na segunda-feira, aos 102 anos, Lou Conter, o último sobrevivente do bombardeamento japonês ao navio de guerra USS Arizona, no ataque a Pearl Harbor, na ilha havaiana de Oahu, e que levou à entrada formal dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

03/04/2024  Última atualização 09H29
© Fotografia por: DR

O homem, que serviu durante três décadas na Marinha dos Estados Unidos, faleceu em casa em Grass Valley, Califórnia, rodeado de familiares, segundo informou a filha Louann Daley, de acordo com o New York Post.

Conter foi um dos 335 oficiais da Marinha que sobreviveram ao ataque de 7 de Dezembro de 1941. O homem, que se alistou aos 18 anos, falou sobre o ataque várias vezes ao longo da sua vida, nomeadamente na autobiografia ‘The Lou Conter Story’ (A história de Lou Conter).

O USS Arizona está, hoje, no fundo do porto, onde afundou logo após ser atingido por duas bombas. O couraçado perdeu 1.177 marinheiros e fuzileiros navais, incluindo mais de 900 que permanecem sepultados a bordo.

No total, mais de 2.300 soldados norte-americanos morreram no ataque aéreo e submarino dos japoneses a Pearl Harbor. Outros navios de guerra afundaram-se ou sofreram danos significativos durante o bombardeamento.

Conter reformou-se da Marinha em 1967, após 28 anos de serviço, e ao longo dos anos tinha presença assídua nas cerimónias de homenagem, realizadas anualmente, a 7 de Dezembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo