Mundo

EUA vai disponibilizar 22 milhões de dólares

O Governo norte-americano vai apoiar com 22 milhões de dólares os esforços de estabilização em Cabo Delgado, Norte de Moçambique, anunciou, segunda-feira, a Embaixada dos Estados Unidos em Maputo.

02/04/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

A secretária-adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado, Anne A. Witkowsky, disse que o fornecimento dos fundos, depende ainda da aprovação no Congresso.

 "Com este investimento, os Estados Unidos terão dedicado quase 100 milhões de dólares na estabilidade no Norte de Moçambique desde 2022”, disse, adiantando que o financiamento complementa a assistência ao desenvolvimento e às acções humanitárias mais amplas, lê-se no comunicado da Embaixada. "O progresso rumo a uma paz sustentável é essencial para a prosperidade económica de todos os moçambicanos e para a segurança da região”, disse a secretária-adjunta Witkowsky, citada no mesmo comunicado.

Em Abril de 2022, o Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou a selecção de Moçambique como "país prioritário” para a estratégia de prevenção de conflitos a afirmação da estabilidade.

Em colaboração com parceiros locais, os Estados Unidos referem que estão a mobilizar apoio diplomático e assistência ao desenvolvimento com o envolvimento do sector de Segurança, para prevenir a violência, promover a estabilidade em Cabo Delgado e nas províncias vizinhas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo