Mundo

Exército israelita retira tropas do Sul de Gaza

O Exército israelita retirou, na noite de sexta-feira, todas as suas tropas terrestres do Sul da Faixa de Gaza, restando apenas uma brigada no enclave, confirmou à agência EFE uma fonte militar.

08/04/2024  Última atualização 10H50
© Fotografia por: DR

A retirada acontece após quatro meses de combate na zona de Khan Yunis e quando passam seis meses do início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

No território permanece apenas uma brigada israelita com o objectivo de garantir um corredor entre o Sul de Israel e a costa de Gaza, bloqueando o acesso ao Norte do enclave e facilitando as operações no Centro e Norte da Faixa de Gaza.

A confirmação chega depois de no sábado o Exército israelita (IDF) recuperar em Khan Yunis o corpo sem vida do refém israelita Elad Katzir, capturado pela Jihad Islâmica.

Os médicos do Instituto de Medicina legal identificaram o cadáver durante a noite e as autoridades informaram à família de Katzir, que foi sequestrado durante os ataques de 7 de Outubro no kibutz Nir Oz, assim como a sua mãe, libertada durante a trégua de sete dias entre Israel e o Hamas, em Novembro.

Os dois principais hospitais desta cidade, o Al Amal e o Nasser, ficaram completamente destruídos e inoperacionais depois do ataque das tropas hebraicas nos últimos meses com o argumento de que haveria alegados combatentes nas instalações.

Segundo adiantou o Exército israelita em comunicado a 2 de Abril, "dezenas de suspeitos" foram entregues às forças militares para "ser interrogados mais a fundo".

O Exército israelita adiantou, ontem, que antes da sua retirada do Sul de Gaza, as suas unidades de combate levaram a cabo as últimas operações no bairro de Al Amal para concluir o desmantelamento da "infra-estrutura terrorista".

Numa mensagem na rede social X, o ex-ministro da Justiça israelita, Gideon Sa'ar, criticou a retirada das tropas, assegurando que "a contínua redução do tamanho das forças" israelitas em Gaza afastou Israel de conseguir "alcançar os objectivos da guerra".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo