Cultura

Exposição colectiva de artes abre amanhã na galeria Tamar Golan

Uma exposição colectiva de artes com obras dos artistas Adilson Vieira, Jardel Selele e Marques, intitulada “Detalhes da Emoção”, será inaugurada, amanhã, a partir das 18h00, na galeria Tamar Golan, na Ilha de Luanda, e ficará patente até o dia 12 de Março deste ano.

20/02/2024  Última atualização 09H20
Obras dos artistas transmitem uma reunião de sentimentos © Fotografia por: DR

À margem da cerimónia de inauguração da exposição, a cantora Seltel Mainsel, acompanhada pela Banda da Fundação Arte e Cultura, fará um concerto intimista, no Anfiteatro Wyza, intitulado "Momento Plus”.

O espectáculo é uma homenagem às vozes femininas percussoras da música angolana e visa enaltecer a cultura e arte nacional.

"Detalhes de Emoção” vai expor 13 obras, sendo uma reunião de sentimentos, estilos e cores, reflectidas e espalhadas nas obras de Adilson Vieira, Jardel Selele e Marques.

Segundo os artistas, cada obra é um convite para explorar os âmagos dos três criadores e mergulhar nas mensagens, manifestos e tratados filosóficos sobre a emoção que transmitem.

Esta exposição é uma mostra da diversidade da arte contemporânea produzida em Angola, destacando a singularidade de três artistas que, mesmo dentro de um quadro temático pré-determinado, apresentam abordagens artísticas heterogéneas, oferecendo poesia implícita nas suas telas.

Sobre os artistas

Jardel Selele nasceu a 10 de Agosto de 1996, no município de Viana, província de Luanda. Mostrou o gosto pelo desenho desde os 7 anos, tendo começado a dar os primeiros passos na arte com o irmão mais velho David Selele. Em 2009, começou a ter aulas de desenho artístico com o artista plástico Evadilson José Ferreira.

Com 14 anos começou a frequentar o atelier Celamar onde aperfeiçoou com artistas conceituados até 2013. No mesmo ano, estudou Construção Civil no ensino médio, especialidade de Desenhador Projectista.

Em 2015, Jardel entrou na Escola Média de Artes Plásticas, do Complexo das Escolas de Arte (CEARTE), área de Professor de Criação Artística. É membro da Brigada de Jovem Artistas Plásticos (BJAP), director artístico dos projectos LiterArte e Maratona dos Artistas.

Marques é pseudónimo de Leandro Clécio de Sá Marques, natural da província de Luanda, membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) e da Brigada de Jovem Artistas Plásticos (BJAP). Marques, autodidacta, começou a traçar o seu voo pelo universo das artes plásticas em casa e, através de constantes e sistemáticos exercícios, foi apurando a sua arte. Depois de participar em várias mostras colectivas, decidiu realizar a primeira exposição individual, "Eclosão”, um conjunto de obras com técnicas diferenciadas.

Leandro Marques, que começou a traçar o caminho pelo universo das artes plásticas em casa, sozinho, por ser autodidacta, é um exemplo do empenho e disposição dos jovens em vencer nas artes.

Natural de Luanda, onde nasceu a 4 de Janeiro de 1991, Adilsion Vieira começou a manifestar o seu gosto pela pintura aos quatro anos de idade.

Em 2016, Adilson começou a conviver mais de perto com as artes, o que funcionou como uma varinha mágica que reacende o a sua paixão e, em 2018, expôs as suas obras na Galeria Tamar Golan e na antiga Casa de Cultura Brasil-Angola (CCBA), em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura