Desporto

Federação de Andebol apresenta seis pilares do “Visão 2023-2030”

Silva Cacuti

Jornalista

“Olhar o futuro rumo à excelência” é o tema que domina o Plano Estratégico da Federação Angolana de Andebol a ser apresentado hoje, às 16h00, em Conferência de Imprensa, na Galeria dos Desportos.

09/04/2024  Última atualização 09H00
Modalidade no país pode conhecer níveis de maior desenvolvimento nos próximos tempos © Fotografia por: DR

Denominado Visão 2023-2030, o documento programático assenta em seis pilares, em que se destacam o propósito de ter "mais e melhor andebol nas escolas, mobilização e formação sustentada dos recursos humanos”. O Desenvolvimento do andebol nas comunidades, estabelecimento de parcerias estratégicas, são outros itens a ter em conta no documento a ser apresentado em acto a ser presidido por José do Amaral "Maninho".

O "Visão 2023-2030 foi definido em finais de 2023, com a recolha de subsídios das forças vivas da modalidade. O documento corporiza a vontade de diferentes agentes da modalidade. A Federação Angolana de Andebol ouviu jornalistas, patrocinadores, treinadores, atletas e ex-atletas, árbitros e ex-árbitros, dirigentes e ex-dirigentes e treinadores.

As audições foram seguidas pela realização de uma Conferência Internacional que contou com a participação de prelectores internacionais vindos de Espanha e Portugal, além dos angolanos. O plano identificou 48 eixos de implementação, 187 medidas e acções, 26 objectivos estratégicos e 114 operacionais.

As acções do Visão 2023-2030 englobam o andebol feminino e masculino, desde a formação ao alto rendimento. No andebol feminino a actual direcção da FAAND preconiza o alcance de um pódio mundial, enquanto o inédito título continental está entre as ambições federativas dentro do horizonte temporal definido.

No último Campeonato do Mundo, as Pérolas, campeãs africanas, quedaram-se no 15º lugar, enquanto os masculinos repetiram o oitavo lugar no Campeonato Africano. As Pérolas cumpriram, recentemente, o primeiro ciclo de preparação, em Luanda, no quadro da participação nos Jogos Olímpicos de Paris´2024.

Juniores iniciam labuta para a Macedónia

Sob batuta de José Terça Chuma a Selecção Nacional júnior feminina de andebol junta-se amanhã, no Pavilhão Paulo Bunze, para projectar a participação no Campeonato do Mundo de Skopje, Macedónia, agendado para 19 a 30 de Junho. É o segundo ciclo de treinamento específico, depois do primeiro decorrido no mesmo local entre sete a 17 de Fevereiro.

O treinador chamou 23 jogadoras, num grupo em que saltam à vista as ausências de Liliane Mário e Bernardeth Belo, que integram a equipa do 1º de Agosto para a Taça dos Vencedores das Taças em Oran, Argélia.

O seleccionador chamou as seguintes atletas: Carla Mulamba, Juliana Dala, Daniela Neto, Noélsia Kuissua (guarda-redes), Sandy Fernando, Marissoni Capessa, Evnalda Fernando, Beatriz Ferreira (pivô), Elizandra Luango, Carla Martins Rebeca Lussenje, Isabel Simões (central), Suzareth Ndeditendeleque, Lambertina Ferreira, Jorcela Tumba, Telma Lourenço e Runa Paulo (Lateral- esquerda), Lurdes Pedro (lateral-direita) Rubi Bumba, Balbina Nunda (ponta-direita), Maúde Xavier, Rosa Matos e Marcela Tati (ponta-esquerda).

A Selecção Nacional vai a Skopje com intenção de manter ou melhorar o sexto lugar conseguido em 2022, na Slovénia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto