Desporto

Federações recebem explicações do COA

Melo Clemente

Vinte (20) Federações Nacionais receberam explicações do Comité Olímpico Angolano (COA) sobre as sanções aplicadas a Angola pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), que proíbe as delegações angolanas de utilizarem os símbolos nacionais, como o entoar do hino nacional e o hastear da bandeira em eventos internacionais.

22/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Durante a reunião, que decorreu à porta fechada na segunda-feira, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, o presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, decidiu chamar os representantes das distintas Federações para estarem por dentro da decisão da WADA.

No final do encontro, o homem forte do COA mostrou-se satisfeito pela presença dos representantes das instituições desportivas.

"As sanções não nos impedirão de participar nos principais eventos desportivos globais, ou seja, quer sejam continentais, regionais e eventualmente mundiais. Neste momento o que nos impedirá é de utilizar os nossos símbolos. Infelizmente, os nossos atletas não vão poder expor a bandeira de Angola. O que nos impede e o que nos dizem é que não vamos ver o nosso hino tocar em caso de vitória desportiva de um atleta angolano. Neste caso, o hino que toca é o olímpico”, disse.

O antigo presidente da Federação Angolana de Basquetebol fez saber que Angola pretende sair desta situação o mais rápido possível.

"Como nós queremos ver os nossos símbolos exaltados quando os nossos atletas ganham, teremos de trabalhar rapidamente para estarmos em conformidade. Portanto, queremos ir buscar a nossa situação de normalidade nas relações que temos com a WADA”, augurou o antigo capitão dos hendecampões africanos.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto