Economia

Feira agropecuária arrecada mais de 140 milhões de kwanzas

Adilson de Carvalho, e Casimiro José|Quibala

Jornalistas

A I edição da Feira Agropecuária do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC) arrecadou, durante três dias de evento,na cidade da Quibala, província do Cuanza -Sul, 145 milhões e 380 mil de kwanzas,com a venda de diversos produtos e prestação de serviços.

31/03/2024  Última atualização 09H06
© Fotografia por: Casimiro José |Edições Novembro

A feira decorreu, de 28 a 30, de Março sob o lema "Promover a agricultura comercial para dinamizar o mercado agrícola”. Contou com a participação de 133 expositores, contra os 126 inicialmente previstos, oriundos das seis províncias apoiadas pelo PDAC.

As províncias são Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Bié, Huambo, Malanje e Huíla.

De acordo com a organização, o evento superou todas as expectativas e teve uma afluência de mais de três mil pessoas, entre compradores e visitantes.

O coordenador nacional do PDAC, Estêvão Chaves, disse no final do evento que os objectivos foram alcançados e atribuiu o mérito aos produtores, pela resiliência demonstrada durante a preparação e sua realização.

"Esta I edição foi um sucesso, graças ao empenho dos produtores que pela sua resiliência apresentaram produtos em quantidades e qualidades requeridas, abrindo o caminho para a realização de outras feiras”, disse, sublinhando que os feirantes mostraram 14 cadeias de produtos preconizados pelo PDAC, como o milho, feijão, soja, batata-rena e doce, mandioca e hortícolas.

Governo do Cuanza-Sul reitera apoios

O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Laurindo Chambula Ladeira, fez uma avaliação positiva da I edição da Feira Agropecuária do PDAC, tendo destacado que a província do Cuanza-Sul mostrou a tradição de realização de feiras. "A realização desta Feira Agro-pecuária do PDAC, no Cuanza-Sul, mostra a vocação da província na realização de feiras de exposições e vendas, o que permite a região somar pontos, para tornar-se numa capital agrícola em Angola”, disse.

A I edição da Feira Agro-pecuária do PDAC foi promovida pelo Ministério da Agricultura e Florestas, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio, e do Governo da Província do Cuanza-Sul, que contou com empresas de produção de produtos agropecuários, de aves, fornecedores de equipamentos agrícolas, de preparação de terras, de rega, empresas fornecedoras de insumos, pesticidas, fertilizantes, agentes comerciais ligados ao comércio rural, com financiamento do PDAC.

O evento visou apresentar as potencialidades dos beneficiários do PDAC, proporcionar um bom ambiente de negócios e partilha de experiências, entre os produtores das seis províncias, onde actua o projecto.

Facilitar o escoamento dos produtos agropecuários, proporcionar maior proximidade entre a banca, segurados e beneficiários do projecto, criar alianças entre compradores e produtores, promovendo contratos de compras futuras, foi, igualmente, um dos propósitos da feira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia