Desporto

Festa da juventude arranca em Accra

Silva Cacuti

Jornalista

Com lições de solidariedade na bagagem, Angola está na XIII edição dos Jogos Africanos, cuja cerimónia de abertura se realiza hoje, com uma missão composta por 165 desportistas. "Experimente o sonho africano" é o tema escolhido pelo Comité organizador local.

08/03/2024  Última atualização 13H09
Momento em que o ministro da Juventude e Desportos se despedia da comitiva angolana © Fotografia por: Edições Novembro
A cidade capital ghanense, Accra, a mesma que no fim do século XVII foi ocupada pelos portugueses, por dois anos, onde construíram a primeira igreja católica no país, engalanou-se para receber a juventude desportista de África.

As autoridades locais empenharam-se, para alcançar o objectivo de  promover o desporto africano de alto rendimento e de melhorar o intercâmbio desportivo e cultural entre jovens dos Estados-membros da União Africana. O Presidente da República do Ghana, Nana Addo Dankwa Akufo Addo, vai dirigir a cerimónia de abertura.

Aliás, o ministro da Juventude e Desportos local, Mustapha Ussif, confirmou que o governo gastou 195 milhões de dólares em infra-estruturas, dos quais 145 milhões de dólares foram investidos na construção do Centro Desportivo Borteyman, 34 milhões destinados a reforma do Estádio da Universidade do Ghana e 16 milhões usados para a reforma da Vila dos Jogos, em Legon.

É nesse ambiente que os desportistas angolanos vão competir em 13 modalidades, como um só, tal como recomendou o ministro angolano da Juventude e Desportos, Rui Falcão.  "Embora sejamos muitos na delegação, é bom que nos entendamos todos como apenas um. Todos estaremos em Accra para representar o nosso país e para elevar bem alto a bandeira da República, que todos vocês trazem no peito. É bom que cada um aja com ética, com "fair play", dê o melhor de si próprio, para chegarmos o mais alto possível ao pódio", disse, enquanto se despedia da caravana desportiva.

A comitiva vai ser composta por  165 integrantes. O grosso, 113, é constituído por atletas, 58 dos quais, da classe feminina. A comitiva comporta 52 oficiais, entre dirigentes, treinadores médicos e outros.

Corporizam a missão angolana, 13 modalidades, nomeadamente: Andebol (feminino), Ténis de campo, ténis de mesa, Atletismo, natação, caraté-dó, taekwondo, judo, xadrez, lutas (greco-romana e wrestling), ciclismo e voleibol.

Prevê-se uma "significante" quota, diga-se, dos mais de 13 mil participantes nos Jogos Africanos, incluindo cinco mil atletas, três mil oficiais técnicos, três   mil voluntários e dois mil convidados de 55 países africanos, segundo dados da organização.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto