Cultura

Festa do Carnaval hoje na Marginal com 13 grupos na disputa do pódio

Os grupos carnavalescos da categoria B (adultos) mostraram, domingo, em Luanda, no segundo dia da festa das multidões, na Marginal da Praia do Bispo, arte e muita ginga no desfile competitivo, com o objectivo de ascender à classe A.

12/02/2024  Última atualização 08H49
A ala real com os passos e ginga tem ua magia que encanta os espectadores ao longo da avenida © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Ao ritmo do semba, numa tarde sem sol, boa para dançar o Carnaval, o desfile  fez descer à Nova Marginal grupos de várias geografias da capital do país, com a finalidade  de conquistar os primeiros cinco lugares para a próxima edição estarem entre os crónicos candidatos da Classe A. O desfile foi aberto com a exibição do União Jovens do Cassequel do Imbondeiro, do Distrito Urbano da Maianga, que levou à Marginal uma bailarina dos Estados Unidos da América (EUA), que viveu intensamente as emoções do Entrudo de Luanda.

Com a alegria e vibração dos foliões, os grupos mostraram que não existe rivalidades entre as agremiações,  por se tratar de um ambiente de festa, onde o grande vencedor é o Carnaval de Luanda, que já conquistou a sua própria identidade no mundo, particularmente em África.

O desfile foi ganhando alegria e euforia com a exibição dos grupos mais cotados para vencer a festa das agremiações da classe B. Trata-se do União Twabixila, de Viana, União 10 de Dezembro e 54, ambos da Maianga, União Twafundumuka, do Rangel, União Etu Mudietu, do Sambizanga, e União Café de Angola, do Kilamba Kiaxi.

União Twabixila, o único grupo a dançar dizanda, foi muito aplaudido pelos foliões. Além de estar bem-trajado, o grupo mostrou uma grande capacidade de mobilização, ao levar à Marginal o maior números bailarinos e uma grande falange de apoio.

O Comandante do União 10 de Dezembro, Bernardo Vidal, o herdeiro do histórico e saudoso Comandante Pedro Vidal, disse que foi à Marginal da Praia do Bispo com a missão de mostrar aos foliões que o lugar do grupo que lidera é a classe A.

Para ele, ascender à classe A vai ser uma honra para o saudoso Pedro Vidal e para o orgulho dos munícipes. Acrescentou que nunca passou pela cabeça do seu falecido pai o grupo dançar na classe B.

Para o presidente do União 54, o grupo trabalhou arduamente para estar entre os melhores classificados da classe B. Segundo ele, pela antiguidade e tradição que o 54 tem no Carnaval de Luanda, estar na categoria B fere o orgulho dos fundadores da agremiação, assim como dos munícipes da Maianga.

 
Luandenses vibram com a alma

A alegria protagonizada pelos 13 grupos da classe B foi uma verdadeira festa de Carnaval na capital do país. Os luandenses  vibraram com muita alegria e tudo o que lhes ia na alma ficou ali exteriorizado de forma eufórica. Para o vice-governador para o sector Político e Social, Manuel Gonçalves, a festa do povo ultrapassou todas as melhores expectativas. Os grupos apresentaram-se bem organizados e proporcionaram aos foliões uma festa memorável.

O vice-governador disse que as agremiações apresentaram grandes coreografias, com cores vivas, que é tradicional "do nosso Carnaval,  preservando sempre a nossa identidade cultural”. Quanto aos membros do júri, Manuel Gonçalves disse que a eles  cabe a responsabilidade de decidir a quem  atribuir a vitória, mas que vença "o grupo que melhor se exibiu durante o desfile competitivo”.

Para Messias António, proveniente da província do Cuanza-Norte, foi uma grande experiencia viver a maior manifestação cultural dos luandenses. Disse ainda que  foi um sonho estar em Luanda e ver de perto e a cores os grupos a passarem toda a sua classe no melhor Carnaval do país.

"Tive a oportunidade de assistir a muitas edições do Carnaval do Cuanza-Norte, mas o de Luanda foi o viver de um velho sonho e uma experiência que vai ficar patente na minha vida. A criatividade que os grupos apresentam, mostra a evolução  competitiva que tem o Carnaval de Luanda”, disse emocionado.

Arieth Sapalalo, 17 anos, acompanhada da irmã mais nova, disse que foi à Nova Marginal para vibrar ao ritmo do batuque e ao som do kissanje. "É a primeira vez que venho à Praia do Bispo para assistir ao Carnaval, porque estava acostumada a assistir pela televisão, mas ao vivo é outra coisa, o espectáculo é extraordinário, vive-se melhor a festa do povo”.

Para Arieth Sapalalo, foi uma alegria e divertimento acompanhar o evento. "Estive no desfile dos infantis, gostei de ver os herdeiros do Carnaval de Luanda a desfilarem”.

Segundo Isabel Boaventura, a organização está de parabéns, porque os dois espectáculos que assistiu  foram uma verdadeira festa de Carnaval. "Gostei de ver o União Nova Geração do Mar a desfilar, bem como a sua indumentária”, disse.

 
Nenhuma ocorrência

De acordo com a superintendente do município de Luanda, Brígida Cruz, ontem, no desfile da classe B, não houve nenhuma ocorrência. Foram mobilizados para a festa das multidões 978 efectivos da Policia Nacional, para manter a ordem e segurança no local.

Em declarações ao Jornal de Angola, disse que a Polícia reuniu todos os órgãos da especialidade em várias alas da Nova Marginal da Praia do Bispo, atendendo à grandeza do evento. Para o asseguramento do desfile de hoje, o reforço será maior, por ser o Acto Central do Carnaval e  desfilarem os tradicionais e crónicos candidatos da classe A.

Para a inspectora-chefe e porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Maina Panzo, foram mobilizados para o evento 375 efectivos para garantir a protecção dos foliões. Disse ainda que para cada ala da Marginal, foram distribuídos 105 efectivos para atender qualquer ocorrência.

Mário Cohen, Maria Hengo e Armindo Canda


Classe A
13 grupos disputam hoje o pódio

Hoje, a partir das 16h00, na Marginal da Praia do Bispo, na abertura derradeira do renhido desfile do Entrudo da classe A do Carnaval de Luanda, a magia da kazukuta do União Kazukuta do Sambizanga tomará a responsabilidade de ser a primeira a mostrar todo o seu valor.

No total, serão 13 grupos que vão disputar os lugares cimeiros, provando a sua exímia actuação através da dança, cor, alegria, imaginação, música e elevação da tradição luandense. O novato União Estrela do Kazukuta do Cazenga, criado em 2022, será o segundo a desfilar. Apostando igualmente na kazukuta, o terceiro será o União Juventude do Kapalanga, de Viana, fundado em 2010.  O União Petrolíferos do Hoji-ya-Henda, o segundo representante do Cazenga e o quarto grupo na disputa ao pódio, vai quebrar o ciclo da kazukuta, ao impor-se com o melhor do semba, o estilo mais representativo nesta edição do Carnaval. A kazukuta volta no seu melhor com o quinto candidato, o emblemático União Operário Kabocomeu, que ascendeu à luta dos "colossos” com o triunfo na classe B da edição passada. Acumulando décadas de história, o União Operário Kabocomeu, fundado em 1952,   venceu a primeira edição do Carnaval do pós-independência, em 1978. O semba volta na exibição do sexto grupo a desfilar, o União Amazonas do Prenda, fundado em 1987.

Solitário no estilo cabecinha nesta edição do Entrudo, o União Njinga Mbande, de Viana, será o sétimo. Venceu o seu primeiro título em 2013, feito que repetiu em 2016. Igualmente sozinho na defesa do estilo sambalage, o União Povo da Quissama será o oitavo a desfilar. Fundado em 2015, o grupo, maioritariamente juvenil, luta pelo seu primeiro título. O carismático União Kiela, o terceiro representante do Sambizanga nesta edição, será o nono a desfilar, abrindo a hegemonia do semba na Marginal da Praia do Bispo. Com décadas de história no Carnaval de Luanda, procura o seu sexto título, tendo vencido pela última vez em 2009. Fiel ao estilo semba, o União Sagrada Esperança será o décimo a desfilar. Fundado em 2005, desde o seu primeiro título, em 2011, que se mantém entre os grandes. Defendendo o semba, o 11º a desfilar será o União Jovens da Cacimba, que busca pelo segundo título. Com o seu triunfante semba, o respeitado União Mundo da Ilha, o maior vencedor da história do Carnaval de Luanda, com 14 títulos, será o 12º a desfilar. Para fechar o desfile da classe A do Carnaval de Luanda, a última exibição será do União Recreativo Kilamba, que defende o título conquistado na edição passada.

Katiana Silva

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura