Cultura

Fineza Teta almeja criar escola de artes plásticas

Katiana Silva

Jornalista

A artista plástica Fineza Teta revelou, na entrevista a ser publicada, na íntegra, quarta-feira, na edição do Jornal CULTURA, título da Edições Novembro, que está empenhada na concretização de uma escola de artes.

12/03/2024  Última atualização 10H50
A artista é a única mulher a vencer o Grande Prémio Pintura do ENSA ARTE, edição 2014 © Fotografia por: Francisco Lopes |edições novembro

Segundo avançou a artista, tem recebido muitos pedidos de pais que querem ver os filhos a terem aulas de pintura e artes, por isso está a trabalhar, desde o ano passado, na manutenção de uma galeria-escola, localizada no Patriota, em Luanda.

"Este é no momento o meu grande desafio. Tenho um espaço pequeno, uma galeria, mas que não se adequa porque não tem arejamento, dado que as tintas são tóxicas. Seria perigoso para as crianças. Por isso faço ensaios de 10 a 20 alunos. Tenho alguns meninos que eu pessoalmente, gostaria de "amadrinhar”, embora esteja a ser difícil”, explicou. 

Fineza Teta detalhou que os meninos que deseja amadrinhar, conheceu-o na rua, em locais onde faziam desenhos incríveis, com muita dedicação. Dentre estes, um deles chamou-lhe a atenção durante um programa de televisão, onde o mesmo apresentou os trabalhos de maquetes feitas com papelão e lata.

"São crianças que eu gostaria muito de apadrinhar. O meu grande projecto é trabalhar com crianças e adultos em prol da arte, mas a custo próprio está a ser muito difícil. Eu pago renda neste espaço, a volta de 300 mil kwanzas mês, e tenho dificuldades de aquisição de material. Tem sido um grande exercício. Espero que este ano consiga alguns patrocínios, porque não tem sido fácil manter a minha palavra junto dos muitos pais que desejam ver os filhos a aprenderem artes”, disse.

Artista de reconhecido mérito nacional e internacional, faz parte do leque de obras da colecção de Álvaro Macieira, patente no Museu Nacional de História Natural, em celebração antecipada dos 50 anos de Independência. Fineza Teta recordou que conheceu Álvaro Macieira no momento em que recebeu a menção honrosa do prémio Ensa-Arte, em 1998, ainda nas vestes de jornalista. Porém, um dia foi convidada por Benjamim Sabby, na época colega no Instituto de Formação Artista, a visitar o atelier de Álvaro Macieira, situado num dos prédios da Avenida de Portugal.

"O Álvaro pediu-me para pintar alguma coisa, eu fiz uma instalação. Já não me lembrava desse episódio. Um tempo depois, viajo e quando regresso ele disse que estava a pintar e pediu-me para ver alguns quadros meus.  Mostrei-lhe e reconheceu logo que trazia técnicas novas. Era a mistura de quatro técnicas diferentes que eu trago, como o empasto, realismo, etu-etu e o crafty. Ele gostou e falou sobre o Kinamuta. Achei pertinente a colecção, e, hoje, podemos afirmar que é um dos grandes coleccionadores das artes plásticas angolanas”, pontua.

Para a artista, pessoas como o Álvaro Macieira devem ter colaboração estreita com os futuros museus, visto que traz nesta exposição uma grande diversidade de escultura e cerâmica com técnicas que fazem escola.

Com mais de duas décadas de carreira, Fineza Teta é a única artista feminina a vencer o Grande Prémio Pintura na XII Edição do ENSA ARTE, em 2014.

"Sinto-me uma mulher realizada, que vive aquilo por que sonhou. Sou uma pessoa privilegiada porque vivo das artes plásticas. Há quem diga ter inveja de mim por sentir como eu sou livre. Ainda tenho muita coisa por fazer, e o meu grande desejo é participar para o bem da reconciliação do meu país. Enquanto haver fôlego, vou contribuir para a grandeza deste país, porque aqui é o meu lugar”, revelou.

Fineza Sebastião Teta "Fisty” nasceu 26 de Dezembro de 1977, na Ilha de Luanda. Desde criança manifestou a vocação artística. É licenciada em Belas Artes e design pela Open Window Arte Academy, da África do Sul, onde recebeu a distinção de Mascote Escolar. Certificada em Design de interiores, pela New York, na New York Academy, Design internacional pelo Distrito de Arte, cultura e Desporto Chinês.

Fez parte do jurados do Prémio Nacional Cultura e Artes. Integrou diversas cerimónias de recepção cultural para a delegação presidencial e participou em exposições colectivas e individuais a nível nacional e internacional

A experiência adquirida em vários países reflecte-se no conjunto da obra que expressa um mosaico de vertentes artísticas, e não só,  bem como as obras estão representadas em várias colecções públicas e privadas nacionais e internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura