Economia

Formação da mulher considerada investimento com retorno seguro

JA Online

O governador da província do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmou, sexta-feira, em Ndalatando, que os dados mostram que as mulheres têm sido a maioria em todos os níveis de ensino no país, constituindo-se num investimento com retorno seguro às famílias e para afirmação, emancipação e independência desta franja da sociedade.

30/03/2024  Última atualização 16H40
© Fotografia por: Cedida
"Desde esta perspectiva, temos exemplos que, no nosso país, as mulheres vão ocupando cargos de destaque nos órgãos de tomada de decisão, face à visão inovadora do Titular do Poder Executivo, pela aposta segura na mulher e nos jovens", realçou João Diogo Gaspar, na abertura da III Conferência Nacional do Março Mulher Universitária a decorrer até domingo, numa organização da Universidade Kimpa Vita.

Para o governante, o lema "Evolução e Perspectiva da Mulher em busca de conhecimento Científico para um Desenvolvimento Global” é desafiador e pertinente, dado que traz uma perspectiva altruísta para o bem-estar da Humanidade, com uma linguagem comum, a da ciência, bem como uma construção e reconstrução da mulher na busca de conhecimentos.

"É nisto que acreditamos a capacidade da mulher pois, quando acredita, vai a busca e não desiste, carregando nela palavras como coragem, força, resiliência, persistência, esperança, a própria ciência e outras, com força do género feminino", reforçou João Diogo Gaspar.

Frisou que, pela primeira vez e na História de Angola, o país tem uma Vice-Presidente da República (Esperança da Costa), presidentes da Assembleia Nacional (Carolina Cerqueira), do Tribunal Constitucional (Laurinda Cardoso) e outros exemplos de mulheres nos cargos das decisões do país na esfera do Estado.

A Universidade, enquanto espaço de emancipação, formação e construção de saberes, deve subsidiar todos os indivíduos que nela ingressam, de modo particular a mulher, face às dificuldades naturais da vida académica, a vivência da maternidade, principalmente às relacionadas com o preconceito de género e do processo de conciliação, disse o governante.

"Reafirmamos o compromisso com o ensino, investigação e inovação, na medida em que elegemos, para a nossa governação, a Educação como uma das maiores oportunidades e contamos convosco, enquanto académicas e não só, análise profunda dos fenómenos da província, para darmos resposta a todas situações que engrandecem o crescimento e desenvolvimento do Cuanza-Norte", concluiu João Diogo Gaspar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia