Desporto

Formadores nacionais dirigem cursos a treinadores

Silva Cacuti

Jornalista

Os angolanos Filipe Cruz e William de Almeida, recentemente graduados como formadores em "multiplayer", na Academia da Federação Internacional de Andebol (IHF), no Cairo, Egipto, vão estrear-se a leccionar no curso de treinadores para a atribuição da licença "C", a decorrer de 17 a 24 do corrente.

15/02/2024  Última atualização 11H00
© Fotografia por: DR

A formação, promovida pela Federação Angolana de Andebol (FAAND), decorre no auditório Paulo Bunze, a teórica, enquanto a prática acontece no pavilhão da Cidadela Desportiva.

"Sinto-me feliz por iniciar uma nova etapa, a de formador. É outra forma de darmos o contributo ao desenvolvimento da nossa modalidade", disse William de Almeida.

Além dos especialistas angolanos, a formação vai contar com prelecção do espanhol Manel Cortez e do ivoiriense Konan  Kevin, ambos especialistas da IHF.

Segundo uma nota da FAAND, estão inscritos para este o primeiro curso de obtenção da licença "C", 28 treinadores de diversas províncias.

Apenas três treinadores angolanos detêm certificação "C" da IHF, nomeadamente Filipe Crus, William de Almeida e Luís Chaves, que prosseguiram na formação até obterem a licença A. Vivaldo  Eduardo e José Perreira "Kidó" também são certificados com a licença "A" da IHF, mas prescindiram do curso "C", por na altura estarem a frente das selecções nacionais, feminina e masculina.

O curso de licença "C", de acordo com a Confederação Africana de Andebol, habilita os treinadores a treinar equipas até ao escalão de cadetes e juniores.

Recentemente, entre 30 de Janeiro e 4 do corrente José Nóbrega, treinador do 1º de Agosto e adjunto de Filipe Cruz nos Guerreiros, Edson Faustino "Colita”, afecto ao Interclube, terminaram, também no Cairo, o curso de treinadores de guarda-redes de andebol de nível II, realizado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto