Desporto

Futebol de Praia: Selecção Nacional precisa de um ponto

Jorge Neto

Jornalista

A Selecção Nacional de Futebol de Praia joga hoje, às 12h00, com Moçambique, no Soccer Beach, em desafio da terceira e última jornada da fase de grupos, da III edição da Taça Cosafa, que decorre de 17 a 23 do corrente na cidade de Durban, África do Sul. Os angolanos precisam apenas de um ponto para a qualificação às meias-finais.

20/03/2024  Última atualização 10H05
Confronto com campeões da primeira edição é disputado nos detalhes técnicos e tácticos definidos pelos treinadores © Fotografia por: Edições Novembro

O combinado nacional soma cinco pontos na liderança do grupo B, fruto de duas vitórias, uma após prolongamento e outra no tempo regulamentar, seguido pelo Moçambique (3), Marrocos (3) e Tanzânia (0).

O seleccionador nacional Peterson Dias antevê dificuldades com os moçambicanos, em função da experiência dos jogadores e da possibilidade de qualificação em caso de vitória.

"Moçambique tem uma selecção muito experiente. Os jogadores já participaram nesta competição, na II edição em 2021, e conquistaram a I edição. Estamos numa série difícil, considerada "a de morte", com equipas equilibradas na qualidade competitiva", disse.

A equipa técnica nacional fez uma avaliação minuciosa ao combinado moçambicano que apresenta aspectos dignos de atenção para o técnico Peterson Dias.

"O nosso adversário tem um jogo similar ao nosso, bola rentinha ao solo, jogam com um pivô muito experiente e não jogam muito com o guarda-redes. Devemos ter atenção, porque chuta de longa distância. Além disso, têm um defesa muito alto, Dinho, que cria muitas dificuldades nas transações ofensivas", analisou o seleccionador.

A modalidade admite um ponto, quando o vencedor é encontrado após a marcação de grandes penalidades. Os dois pontos são ganhos, após o prolongamento, enquanto os três se conquistam no final do tempo regulamentar, ou seja, ao cabo dos 36 minutos, divididos em três partes de 12.

No futebol de praia tem de haver um vencedor no final e não admite empate entre os adversários. 

A Selecção Nacional venceu a Tanzânia e Marrocos pelo mesmo resultado, 3-2, enquanto Moçambique perdeu com Marrocos por 2-5 e ganhou à Tanzânia por 4-3.

No grupo A, as quatro selecções têm o mesmo número de pontos, ou seja, três. Arábia Saudita (3), Seychelles (3), África do Sul (3) e Malawi (3).  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto