Desporto

Futebol: Técnicos aprimoram conhecimento

Manuela Mateus

Vinte e cinco técnicos de futebol participam, desde segunda-feira, por um período de quatro meses, em Luanda, no primeiro Curso de Treinadores de Futebol Licença CAF B, em representação de clubes de Luanda, Huíla, Lunda-Norte, Benguela, Malanje e do Moxico.

09/04/2024  Última atualização 09H05
A formação envolve nomes conhecidos do nosso futebol © Fotografia por: DR

Numa iniciativa da Direcção Técnica Nacional (DTN) da Federação Angolana de Futebol (FAF) e da Associação de Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA), a acção formativa decorre às segundas, quintas e sextas-feiras, no Centro Técnico Nacional da Federação Angolana de Futebol (FAF), em Cacuaco.

Com aulas práticas e teóricas, divididas em quatro módulos, estão em abordagem assuntos ligados à Medicina Desportiva, e Organização e Gestão Desportiva.

O curso é dirigido aos treinadores com licença C e está a ser frequentado por treinadores de equipas do 1º e 2º escalões, entre os quais se destacam Filipe Nzanza, técnico do 1º de Agosto, João Pintar, da Académica do Lobito, Mário Soares, do Bravo do Maquis, Flávio Amado, da equipa B, do Petro de Luanda, e Romeu Filemon, ex-seleccionador nacional.

O mesmo está a ser ministrado por quadros nacionais com licença B, e figuram nomes como João Molima, Miller Gomez, Zeca Amaral, Mário Calado, Hélder Cruz, e Mário Catala.

Segundo o director técnico da FAF, Miller Gomes, o curso tem por objectivo potenciar técnicos nacionais para que possam desempenhar a sua profissão de treinador com maiores requisitos e conhecimentos.

Disse que os temas em abordagem visam expurgar algumas carências de conhecimento necessários que têm os técnicos, para que possam exercer melhor a sua profissão.

Miller Gomes revelou ao Jornal de Angola que o curso é certificado pela Convenção de Treinadores da Confederação Africana de Futebol (CAF), instituição que segundo o qual "garante a presença de um representante no final da formação”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto