Sociedade

Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional defende maior união entre países

Nelma Inglês

O director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, defendeu, sexta-feira, em Luanda, uma maior união entre os países africanos para a evolução da ciência espacial.

06/04/2024  Última atualização 11H41
O director Zolana João interveio num dos painéis do evento © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Zolana João falava durante o painel de debate sobre as principais conclusões e o caminho a seguir para a indústria espacial africana, na III Conferência Newspace Africa, que decorreu de 2 a 5 do mês corrente.

Segundo o especialista, o continente ainda tem um longo caminho a percorrer a nível da ciência espacial e Angola está apenas a começar. No seu entender, é preciso haver mais colaboração com outras instituições e países vizinhos.

Em relação aos desafios do continente, Zolana João afirmou que os programas espaciais africanos precisam de determinadas características próprias e alinhadas às políticas locais.

No caso concreto de Angola, avançou, um dos desafios prende-se com a questão de mais financiamentos, por isso, o GGPEN tem trabalhado no desenho das melhores políticas, com o apoio do Governo, que vão facilitar recursos financeiros para os programas espaciais locais.

A Conferência Espacial Africana reservou para o fim, entre outros momentos, passeios turísticos na Marginal, Ilha do Cabo e Museu das Forças Armadas Angolanas, em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade