Mundo

General Déby lança campanha para as presidenciais no Tchad

O general Mahamat Idriss Déby Itno, proclamado Presidente do Tchad, pelo exército, há três anos, lançou, domingo, a campanha para as eleições presidenciais de 6 de Maio, para as quais é o principal favorito, noticiou a Lusa.

15/04/2024  Última atualização 08H05
© Fotografia por: DR

Desde o primeiro dia da campanha oficial, a capital N’Djamena esteve quase inteiramente enfeitada com as cores da sua coligação de partidos e com retratos gigantescos deste general de 40 anos, constatou a agência France-Presse.

Poucos cartazes exibiam os rostos de alguns dos outros nove candidatos, com excepção, no seu bairro, de Succès Masra, um antigo opositor que se juntou à junta em Janeiro e foi nomeado Primeiro-Ministro por Déby.

A oposição acusa Masra de traição e de tentar roubar os seus votos com a ideia de garantir a maioria ao general e manter a sua posição como Chefe de Governo.

Alguns dos outros oito candidatos, que a oposição acusa de serem fantoches aceites ou promovidos pela junta para dar "um verniz democrático” a uma "eleição prevista”, também fizeram campanha em N’Djamena, mas perante assembleias muito mais pequenas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo