Desporto

Geração de ouro conquista troféu

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

A Geração de Ouro conquistou a segunda edição do torneio de futebol de praia, inserido nas “Festas do Mar 2024”, ao derrotar o Vale do Bero por 2-1, no jogo da final, disputado na Marginal da Praia das Miragens, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe. O Corredor FC ocupou a terceira posição, fruto da vitória (7-3) sobre Amigos da Bola.

10/04/2024  Última atualização 11H10
© Fotografia por: CEDIDA

Organizado pelo Projecto Gira Tigra, a competição contou com a participação de 12 equipas seniores masculinas e visou aferir as competências desportivas, depois de dois anos de implementação do programa de massificação nas terras da Welwitschia Mirabilis.

O comité organizador elegeu Neya Quelques, do Corredor FC, Jogador Mais Valioso (MVP); Jorge Celestino (Geração de Ouro), Melhor Treinador; João Gramacho (Vale do Bero), Melhor Guarda-redes; Damásio Capitango (Vale do Bero), Melhor Marcador.

Em declarações ao Jornal de Angola, o coordenador geral do Projecto Gira Tigra, Edivaldo Tavares, asseverou que o futebol de praia conta com mil atletas, em todo o país e a realização do evento, na terra da Felicidade, consistiu em incentivar mais praticantes.

"Queremos despontar mais guerreiros de areia e a intenção é expandir a modalidade noutras províncias. Este é o nosso objectivo e trabalhamos para inserir a prática nas cidades de Lubango, Huambo e Sumbe”, aferiu.

Tavares sustentou que a finalidade de aumentar o número de praticantes é dispor de um banco de atletas susceptíveis de integrarem a selecção nacional. Em breve, a coordenação do Projecto Gira Tigra vai reunir-se com o Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Namibe para definirem o programa de massificação, em parceria com o Núcleo provincial do futebol de praia e potenciais patrocinadores.

"O nosso propósito é promover uma prova oficial da província do Namibe, em que serão inseridos outros municípios. O objectivo é ter maior número de equipas participantes. Quanto maior for o número de atletas, mais forte será a nossa Selecção Nacional. As opções de escolhas vão remeter-nos àqueles que dispõem de mais competências competitivas”, explicou.

O responsável enalteceu a decisão do governo do Namibe, por inserir o futebol de praia no programa das Festas do Mar 2024 , ao lado de outros desportos como o voleibol de praia. O público local, que acorreu em grande número, desfrutou até domingo de "exibições de encher os olhos”, protagonizados por jovens, um dos quais integrante da selecção nacional.

Edivaldo Tavares revelou que o sector feminino já ganha consistência em Luanda e Benguela vai acolher um quadrangular nos próximos dias. Na edição de 2025, as Festas do Mar no Namibe vão contar com torneios nas duas classes.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto