Desporto

Ginástica: Angola visa qualificação no Africano do Rwanda

A Selecção Nacional sénior feminina de Ginástica Rítmica partiu, segunda-feira para Kigali, Rwanda, palco da última competição africana de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

23/04/2024  Última atualização 08H25
© Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

Angola tem fortes possibilidades de garantir passagem aos Jogos Olímpicos com a ginasta Luana Gomes, campeã africana, que reside e joga em Portugal. A atleta que frequenta uma bolsa olímpica, tem vindo a fazer uma tournée à volta das provas de qualificação. Luana precisa apenas de uma medalha de ouro no esquema individual para tornar o sonho realidade. 

O conjunto angolano de 17 ginastas, vai competir nos dias 25 e 26. As outras integrantes partem com a missão de subir ao pódio e elevar os níveis individuais e de competição geral. Larissa Ribeiro, treinadora principal da selecção disse, em declarações ao Jornal de Angola. que o tempo de preparação não foi o suficiente para se exigir um resultado elevado.

"Trabalhei apenas duas semanas com as meninas, porque estavam acompanhadas pela treinadora adjunta seguindo as minhas orientações. Começamos com o treinamento físico, trabalhando nos dois períodos, por causa do pouco tempo. Felizmente consegui colocar e ajustar as coreografias dentro das normas da Federação Internacional de Ginástica. Tive ainda tempo para criar os dois conjuntos que são regra da FIG. Fizemos várias repetições para que elas acertem no dia da competição", aclarou.

Larissa Ribeiro contou ter visto boa exibição das ginastas no treino de simulação feito no último dia. "Finalizamos com o treino de controlo dos factores que podem impactar na prova. A apresentação foi boa e puderam controlar o nervosismo. Estou segura de que apesar do pouco tempo, darão o seu melhor. Pelo menos um terceiro lugar na classificação geral", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto