Desporto

Ginástica Rítmica: Convocadas aperfeiçoam técnicas para o Africano

Rosa Napoleão

Jornalista

Exercícios de flexibilidade, resistência e sincronizações vão atarefar, a partir de hoje, os treinos da Selecção Nacional de Ginástica Rítmica, para a presença no Campeonato Africano da especialidade, a decorrer de 23 a 24 de Abril no Rwanda.

01/04/2024  Última atualização 09H25
Selecção Nacional espera estar em força no Rwanda © Fotografia por: Edições Novembro

O grupo composto por 21 ginastas, das várias províncias do país, pretende estar na melhor forma competitiva e conseguir bons resultados neste africano, tendo em conta a obtenção de pontos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As mais destacadas do conjunto angolano, como Luana Gomes, Aysha Morgado e Elizabeth Mangundo, sonham com a qualificação e estão mais perto do sonho olímpico. 

Em conversa com o Jornal dos Desportos, Sofia Higino, treinadora-adjunta da Selecção, explica o programa de treinamento.  "Estamos a trabalhar com atletas em conjunto e individualmente. As individuais estão apenas a arrumar as provas. Já estiveram nos outros Africanos e lapidam os aspectos e códigos conhecidos. O grupo de conjunto está a observar os riscos, as colaborações, trocas e sincronizações, pela manhã e à tarde pegamos nos aparelhos de bola, arco, massa e fita", explicou.

 A treinadora sublinhou haver possibilidades de medalhas pelo facto de termos algumas experientes no grupo. "Estamos bem servidas. Temos aqui atletas que obtiveram bons resultados nas provas internas. Apesar de haver estreantes, ambicionamos subir ao pódio neste Africano".

O grupo de convocadas aguarda ainda três ginastas da província de Cabinda e outras do Petro de Luanda que aguardam a conclusão dos exames escolares.

Os trabalhos de preparação da Selecção estavam, inicialmente, programados para a província do Namibe. Depois da averiguação da falta de condições para o treinamento, passaram para Luanda.

Na lista constam as ginastas Luana Gomes (Sfuap Portugal), Aysha Morgado (Petro), Elizabeth Mangundo (CSN do Namibe) e Florência Missunda (4 de Junho). Nos juniores da rítmica de conjuntos alinham Núria Bumba, Brígida de Gouveia, Jacira Manuel (Apolónia), Domingas Nacutla, Elizabeth Benjamim (Sporting do Bié), Delma Luís (Petro) e Ludmila Segunda (Clube da Lunda Sul). Para o conjunto de seniores perfilam as ginastas Evaldina Severino, Sofia Higino (AT Gymm), Abigail de Sousa, Celma Nunda (Petro), Leonor Moke (XLAC), Leontina Daniel (Sporting Bié) e Laurinda Tito (Sporting Lubango).

As mesmas estarão sob os cuidados das treinadoras Catarina Ivanova (individual), Larisssa da Silva (adjunta para conjuntos) e Alice Tomás (adjunta para conjuntos).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto