Desporto

Governo da Huíla promete mais apoio à patinagem

O director do Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, comprometeu-se em apoiar a massificação de todas as variantes da patinagem, com a disponibilização de um local para treinos, equipamento, bem como a logística para os atletas nas provas.

06/02/2024  Última atualização 09H15
© Fotografia por: DR

O responsável falava na sexta-feira, nesta cidade, durante a recepção de três atletas que trouxeram para a Huíla, o 1º, 2º e 3º lugar em diversas categorias, de forma individual, após a participação na 1ª edição do nacional de patinagem em linha (Inline Speed), decorrida, em Janeiro último, em Luanda.

O trio conquistou no total cinco medalhas no Campeonato Nacional de Patinagem em Linha, sendo uma de ouro no sprint de 100 metros, uma de prata no one Lap, outra de prata e uma de bronze na prova de fundo dos 15 Km e a medalha de bronze na meia maratona de 25Km.

Osvaldo Lunda afirmou estar-se a prover um local para os treinos, o equipamento para a massificação e algum apoio para a mobilidade e alimentação sempre que os jovens forem para as competições nacionais.

"Foi isso que solicitaram e nós queremos uma informação mais concreta a nível de custo para então directamente do gabinete ou indirectamente, através de empresas privadas na cidade podermos apoiar”, continuou.

Salientou ser já um hábito ter empresas que têm olhado o desporto na Huíla como uma "boa forma” de publicitar-se e ao mesmo tempo apoiar os jovens, pelo que vão continuar a solicitar e mostrar que o investimento que eles forem fazendo vai ser aproveitado da melhor forma.

Manifestou não ser espanto ter campeões huilanos em torneios nacionais, daí que os investimentos devem continuar para que a província seja diferenciada na positiva, nas modalidades em que participa.

Ao falar em nome do grupo, Hermenegildo Joaquim, campeão nacional de patinagem em linha, sprint 100 metros, referiu que a competição correu bem, pois treinaram muito e com as medalhas conseguem motivar outros atletas a fazerem a modalidade e abriram portas para fazer parte da pré-selecção e representar o país no africano.

Destacou que a patinagem é desporto que trabalha a coordenação motora, bom para a saúde, pelo que os encarregados de educação, devem investir na modalidade caso os filhos estejam interessados em praticar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto