Mundo

Governo quer evitar repetição da tragédia

O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, garantiu, ontem, que o Governo está empenhado em evitar que se repita a tragédia de domingo, no largo de Nampula, no Norte, em que morreram 98 pessoas no naufrágio de um barco de pesca.

11/04/2024  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR

"Nós perdemos naquele barco que saiu daqui e ia para a Ilha [de Moçambique] 98 pessoas (...) O problema aqui, daquilo que percebemos, é que viajaram num barco de pesca", começou por dizer, ao dirigir-se à população do Posto Administrativo de Lunga, província de Nampula, para onde viajou ontem.

"Não podemos evitar o que aconteceu. Mas, estamos convosco e estaremos convosco", insistiu o Chefe de Estado.

Filipe Nyusi acrescentou que "viajaram muitas pessoas" naquele barco, com capacidade para apenas "15 ou 20", mas prometeu medidas no futuro.

"O que vamos fazer é procurar formas para evitar que estes problemas possam surgir mais amanhã", disse ainda o Presidente da República.

O acidente matou 98 pessoas, incluindo 55 crianças, 34 mulheres e nove homens, havendo o registo de 16 sobreviventes entre os cerca de 130 que seguiam a bordo.

De acordo com as autoridades marítimas moçambicanas, a embarcação de pesca não estava autorizada a transportar passageiros, nem tinha condições para o efeito e as pessoas que transportava fugiam a um surto de cólera no continente, com destino à Ilha de Moçambique, tendo o naufrágio acontecido a cerca de 100 metros da costa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo