Desporto

Greve militar aumenta peso no dérbi do Leste

Betumeleano Ferrão

O estigma da greve coloca esta tarde o 1º de Agosto diante de uma encruzilhada para o jogo com a Académica do Lobito, às 16h, no Estádio França N'dalu, para a conclusão da décima primeira jornada.

13/03/2024  Última atualização 11H55
 Jogadores rubro-negros apostam em superar as adversidades com um triunfo diante dos estudantes © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Uma hora antes, no Mundunduleno, começa o FC Bravos do Maquis - Sagrada Esperança, referente à ronda catorze. Por motivos óbvios, o dérbi do Leste está a despertar mais interesse, porque não ficou assombrado nos bastidores.

A precisar de dissipar as dúvidas em relação ao momento menos bom que enfrenta, a equipa militar está proibida de falhar no duelo com os estudantes. Depois de levantada a greve, os jogadores querem lutar pelos pontos, por isso os adeptos podem estar tranquilos e não precisam mais de ter medo. A equipa não quer fazer figura de corpo presente.

O treino perdido por causa da greve causou contrariedade inesperada na equipa técnica, liderada por Filipe Nzanza. Seguramente, o plantel propõe-se a contrabalançar a adversidade com a rotina adquirida há muito tempo. Aliás, os atletas conhecem-se e não é por causa de um dia sem trabalhar que a equipa vai desaprender a ponto de levar uma lição dos estudantes.

Mal em todos os aspectos, a Académica do Lobito atravessa a pior fase da época, daí que as possibilidade de pontuar diante do 1º de Agosto são reduzidas. O contrário, sim, é verdadeiro. Há mais probabilidade de os estudantes voltarem a perder, e não seria nada extraordinário, em função da diferença de qualidade dos plantéis.

A correlação de forças favorece na íntegra os ru-bro-negros que, mesmo com salários em atraso, têm a faca e o queijo na mão. Os estudantes sabem o que fazer para provocar o deslize alheio, mas talvez não chegue para impedir que a artilharia militar faça mossa no França N'dalu.

Uma nova derrota vai enfraquecer ainda mais a posição do técnico João Pintar. A equipa está a apanhar por tabela. Certamente, há também problemas internos que influenciam o rendimento da Académica do Lobito. A bem da verdade, o dinheiro gasto nas afrotaças teria mais serventia exclusiva nos compromissos internos, mas agora já é tarde demais para chorar pelo leite derramado.

Dérbi do leste

O dérbi do Leste é de vida ou morte para os maquisardes e diamantíferos, sedentos de pontos como nunca antes. As duas equipas estão centradas na vitória para cumprir a ambição neste jogo.

É ponto assente que o Sagrada Esperança corre mais riscos, porque está atrás do prejuízo, ou seja, quer encostar-se ao Desportivo da Lunda-Sul e Petro de Luanda, os dois primeiros do Campeonato Nacional.

Ao contrário do FC Bravos do Maquis, a equipa orientada por Roque Sapiri comporta-se como um verdadeiro candidato ao título, por isso, percebe a importância de somar e seguir em frente para impedir que o Desportivo e o Petro fujam nesta primeira volta.

Os diamantíferos estão proibidos de falhar. É verdade e certamente têm de aceitar pagar o preço que for preciso pela vitória, ao mesmo tempo que terão de impedir  os maquisardes para não fazer das suas. Embora bastante irregular no campeonato, os maquisardes não são assim tão fracos a ponto de não garimparem os três pontos. Tudo vai depender da atitude competitiva duradoura com que vai actuar. Se for inconstante, como tem sido imagem de marca, com muita ou pouca dificuldade, o Sagrada vai somar mais três pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto