Cultura

Grupos carnavalescos defendem aumento dos prémios devido elevados custos da realização

Alguns Grupos Carnavalescos afirmaram, na segunda-feira, na Marginal de Luanda, que os valores dos prémios ainda não cobrem os custos da preparação dos grupos, apesar do aumento em dobro dos prémios.

13/02/2024  Última atualização 17H55
© Fotografia por: DR

Nesta 46ª edição do carnaval de Luanda, o primeiro classificado da classe A, receberá o prémio no valor de 15 milhões de Kwanzas, ao contrário dos 5 milhões do ano de 2023.

Ao segundo classificado cabe a quantia de 10 milhões de Kwanzas, enquanto o  terceiro, 5 milhões. Já a classe B, o primeiro classificado recebe 5 milhões, o segundo 3 milhões e o terceiro classificado a quantia de 2 milhões de kwanzas.

Para a classe Infantil, a organização vai atribuir aos vencedores a quantia de 8 milhões, 6 milhões e 4 milhões, respectivamente.

Na óptica do comandante do grupo Kabocomeu, Manuel António,  citado pela Angop, o valor devia ser no mínimo 20 milhões de kwanzas porque apenas com a indumentária o grupo gasta entre 8 a 9 milhões de kwanzas, para além das despesas com a alimentação e outros  e outros meios que  tem de custear ao longo da preparação para a esta grandiosa festa.

O comandante do grupo União Petrolíferos, Samuel André, disse que apesar de ser insuficiente, o valor ajuda a cobrir algumas necessidades do grupo. Na sua opinião o valor devia ser no mínimo 25 milhões de kwanzas.

Por seu turno, o líder do Grupo União Juventude do Kapalanga,  Adilson Felipe, defendeu que o valor do prémio devia ser no mínimo  20 milhões de kwanzas.

" Os grupos gastam muito, parece pouco mas não, é muito investimento e, por hoje, o custo está muito elevado,  por isso,  os 15 milhões não satisfazem", disse.

Já  o comandante  do grupo União Estrela kazucuta do Cazenga, Lucas Manuel referiu que  que o valor do Prémio é razoável porque os dias estão difíceis para tudo e todos.

Participaram na 46ª edição do Carnaval, um total de 43 grupos, dos quais 17 infantis, 13 da classe B e igual número da classe A (adultos).

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura