Cultura

Grupos carnavalescos do Bengo incentivados a criar associação

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Yuri Silva exortou, em Caxito, no Bengo, os grupos carnavalescos a criarem uma associação para se organizarem e darem respostas às situações pontuais que têm vivido em cada ano de Carenaval.

12/02/2024  Última atualização 12H19
© Fotografia por: DR

O desfile provincial vai ter lugar na terça-feira, com a participação de 19 grupos carnavalescos, dos quais 12 de adultos e sete da classe infantil. Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Yuri Silva disse que a criação de uma associação carnavalesca na província poderá permitir aos grupos terem mais apoios dos empresários na província, independentemente dos incentivos do Governo. "Quando chega  a altura derradeira do Carnaval, os grupos apresentam várias dificuldades, principalmente de cariz financeiro, o que acaba por condicionar os preparativos dos mesmos”.

Com a criação da associação, referiu, poderia ser uma alternativa. "Os grupos poderiam ver muitos dos problemas resolvidos, com a criação de uma associação, que poderia acautelar a situação e minimizar o impacto que tem na hora de obter os utensílios que necessitam, para uma preparação exitosa da festa popular.”

Yuri Silva informou que o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto está disposto a ajudar na criação da associação na província, para que a partir deste ano, possam começar a funcionar e dar um outro impulso aos grupos e ao Carnaval.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura