Cultura

Hábitos de leitura reflectem no envolvimento das crianças

Gil Vieira

Jornalista

O hábito da leitura como um processo de ensinamento foi o foco da palestra “A Família e o Impacto na Literatura”, que aconteceu, recentemente, no Largo do Cine São João, em Luanda, numa iniciativa da Biblioteca Comunitária A.S Leituras.

26/03/2024  Última atualização 10H20
Estundantes durante uma sessão de leitura silenciosa © Fotografia por: DR

A palestra teve como oradoras a escritora, psicóloga e docente universitária, Kanguimbo Ananás, a apresentadora de televisão Sónia António e a directora- adjunta do Instituto Nacional da Criança (INAC), Elisa Gourgel, e esteve inserida nas celebrações do "Março Mulher” e do Dia Internacional do Pai.

Em declarações ao Jornal de Angola, o responsável da biblioteca, Aniceto da Silva, explicou que a actividade serviu para incentivar os encarregados de educação a incentivar as crianças a ter o gosto pela leitura e pelos livros.

O responsável sublinhou que, actualmente, com a rotina agitada do dia-a-dia, os encarregados de educação quase ficam sem tempo para promover actividades lúdicas que incentivam os filhos a ler.

Muitas dessas responsabilidades, acrescentou, são transferidas, sobretudo para os professores, uma prática da qual Aniceto da Silva discorda. O responsável disse, também, que as palestrantes exploraram durante o debate a importância da literatura no ambiente familiar. "A intenção é mostrar às famílias a importância de promover a literatura em casa e os processos que se deve utilizar para desenvolver o gosto pela leitura.”

Aniceto da Silva destacou que os pais e encarregados de educação que fizeram parte do encontro, perceberam tratar-se de um tema importante e capaz de ajudar as famílias a se desenvolver intelectualmente.

A leitura em família, sustentou, deve envolver muito mais do que a troca de conhecimento e privilegiar a aproximação entre pais e filhos. "Dedicar um tempo para criar essa conexão, além de fazer os pequenos sentirem-se mais acarinhados e protegidos, a leitura pode despertar as crianças para uma visão do mundo mais realista”.

Aniceto da Silva explicou que o contacto com a leitura diária desde cedo desperta a imaginação e a curiosidade, amplia a visão do mundo, favorece a compreensão de escrita e melhora a retórica das crianças.

O responsável aferiu que espera que a tertúlia tenha ajudado a criar o hábito da leitura infantil em família e tornar um costume rotineiro que pode ser um exercício de gerações. Dos temas em análise a organização, sublinhou, conseguiu a criação de novos factos culturais que possam despertar os pais sobre: "O Impacto da Leitura para os Filhos”, "Estímulo à Criatividade” e "O Conhecimento e Desenvolvimento do Intelecto das Crianças”.

A figura materna como influenciadora

Aniceto da Silva aponta a figura da mãe como a principal influenciadora no gosto pela leitura, embora reconheça que o processo deve ser promovido pelos progenitores. Além de dar o exemplo como leitores, disse, os pais têm um papel fundamental no incentivo, escolha e sugestão de determinados livros.

O interlocutor realçou que levar os pequenos às bibliotecas, livrarias e encontros literários pode fazer com que se desperte sobre a criança a importância do livro. "Os filhos tendem a seguir os bons exemplos dos progenitores e devemos aproveitar os momentos de lazer em família para criar cenários onde se desenvolvam debates sobre a literatura e outras actividades que estimulem a criatividade das crianças”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura