Desporto

Henrique Mascarenhas estabelece recorde nacional nos 50 metros livres

Rosa Panzo

Jornalista

O internacional angolano Henrique Mascarenhas, categoria sénior, estabeleceu novo recorde nacional absoluto, ao cronometrar 23s.78, na prova dos 50 metros livres, em piscina longa.

06/04/2024  Última atualização 12H10
© Fotografia por: DR

O nadador melhorou 15 centésimas comparativamente à anterior marca de 23s.93, ao serviço do Fluvial Portuense, no Campeonato português, que decorre desde a última sexta-feira e encerra amanhã em Coimbra.

Além de Mascarenhas, as angolanas Lia Lima, Carlota Silva e N'Hara Fernandes procuram melhorar as performances em Portugal, visando à disputa do africano de Luanda de 30 do corrente a 5 de Maio. Henriques Mascarenhas é um dos convocados da Selecção Nacional absoluta de natação pura, tendo em vista a prova continental.

Na prova dos 200 metros mariposa, Lia Lima melhorou três segundos e 35 centésimas na marca de entrada de 2min23s83, ao perfazer na final 2min20s48.

A procura de mínimos à corrida, a única vaga olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, o velocista vai nadar na prova continental ao lado de Salvador Gordo, Djamel Pires, Janel Tati, Luyane Costa, José Cochofel, Enzo Anjos e Yano Elias.

Na classe feminina mereceram a confiança do Conselho Técnico da Federação Angolana de Natação ( FAN), Lia Lima, Maria Freitas, N'Hara Fernandes, Rafaela Santo, Nyriam Morais e Rhania Santo.

Para a prova continental, os nadadores que militam no país deram início à preparação a 1 do mês em curso, na piscina do 1º de Agosto, Nádia Cruz, sob orientação técnica de Maria Andrade "Graça” e Ivan Matos. Os atletas que evoluem no estrangeiro trabalham nos respectivos clubes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto