Desporto

Homenageia Irene Gonçalves

Elsa Arroz

Jornalista

A antiga jogadora do Progresso Sambizanga e da Selecção Nacional vai ser homenageada com um torneio de futebol feminino em Sub-17, a partir de amanhã até dia dois de Março, com a participação de seis equipas, a ter lugar no campo da Jaya, distrito urbano do Benfica.

02/02/2024  Última atualização 10H55
© Fotografia por: DR

Numa organização do treinador Afonso Henriques,  além de render tributo à Irene Gonçalves, o referido evento tem como objectivo dar maior número de partidas às atletas, uma vez que no  escalão juvenil há poucos jogos a decorrer  durante a  época desportiva.

De acordo com o comunicado ao qual o Jornal de Angola teve acesso, o torneio conta com seis equipas, e disputa-se  no sistema de todos contra todos  a uma volta, sendo o clube com mais pontos o grande vencedor da primeira edição da Taça  Irene Gonçalves, que terá como prémios um troféu, medalhas e material desportivo.

 Participam na competição, as equipas da Nova Geração Futebol Clube, Bola da Paz FC, Clube Desportivo 1.º de Agosto, Rosinha do Cazenga FC, GD Oito e GD Calumbo.

Para a ronda inaugural, a equipa anfitriã, Nova Geração FC,  recebe às 8h à da Rosinha do Cazenga Futebol Clube.  O segundo jogo do dia está reservado para às 9h10, entre o CD 1.º Agosto  e FC Bola da Paz.  Grupo Desportivo  Oito  e GD Calumbo fecham a ronda às  10h30.

Contactado pelo Jornal de Angola, o treinador e organizador da actividade, Afonso Henriques, revelou que é importante homenagear as pessoas enquanto estão em vida, daí o motivo da realização deste torneio.

" A Irene Gonçalves faz muito pela modalidade. A demolidora, como é carinhosamente tratada,  tem  impulsionado as atletas na prática do futebol. Pessoas como a Irene enchem-nos de orgulho e de certa forma dão motivação para continuarmos a formar e lutar pela massificação do futebol feminino. Queremos dar rodagem competitiva  às jogadoras, infelizmente têm tido poucos jogos no escalão  a nível do provincial, geralmente são seis a nove partidas”, sublinhou.

Nem tudo foi um "mar de rosas” para Afonso Henriques. O mesmo  confessou  que  encontrou muitas dificuldades para  a materialização do torneio "  que não seria possível concretizar o que já tinha planeado.  O grande objectivo era ter parceiros de modo a ajudar  na logística da competição, mas  infelizmente não conseguimos patrocinadores para ajudar  neste sentido”, disse.

Irene Gonçalves, a antiga capitã da Selecção Sénior Feminina de Futebol, começou a dar os primeiros passos na modalidade no  Mabo FC, e mais tarde representou o  Progresso. Associação do Sambizanga (PAS) onde se notabilizou. Actualmente ocupa o cargo de coordenadora para o Futebol Feminino do 1.º de Agosto .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto