Cultura

Huambo: Grupo Rainha do Milho vence na classe infantil

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

O grupo carnavalesco Rainha do Milho, representante do município da Caála, foi o vencedor do Carnaval infantil da edição 2024, com 256 pontos, e arrecadou como prémio um valor de 800 mil kwanzas.

13/02/2024  Última atualização 07H13
Vencedor representou o município da Caála © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Durante o Entrudo, que ocorreu no sábado, na avenida Alioune Blonde Beye, no Bairro Académico, cidade do Huambo, o corpo de júri escolheu em segundo lugar o grupo 7 de Novembro, do município do Cachiungo, com 241 pontos e recebeu um prémio de 600 mil kwanzas. Em terceiro lugar, com 227 pontos, ficou o Comandante Kuenha, do município do Londuimbali, que levou para casa 475 mil kwanzas.

Ainda entre os distinguidos, o melhor comandante foi do grupo Okutyuka, da cidade do Huambo, vencedor da edição passada, premiado com 65 mil kwanzas. Ao passo que a melhor rainha foi do grupo Rainha do Milho da Caála, tendo merecido 75 mil kwanzas.   Os vencedores viram o prémio a ser aumentando com a intervenção do empresário Benjamim Chicomo, que acresceu o valor monetário dos três primeiros classificados, respectivamente 150 mil para o primeiro, 100 mil para o segundo e75 mil kwanzas para o terceiro.

A responsável do grupo Rainha do Milho da Caála, Sónia Mangumbala André, disse que a sua equipe teve um trabalho árduo na preparação desta conquista, garantindo que o valor terá como fim investir na preparar da próxima edição.

"Esta vitória é resultado daquilo que tem sido o apoio da administração municipal da Caála e do governo provincial. Conseguir ganhar três prémios de forma consecutiva é fruto de trabalho, persistência e vontade”, explicou.

A Rainha do Milho, é um dos grupos infantis com mais vitórias nesta classee já levou para a Caála os prémios das edições de 2016, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024, num total de 6 títulos na galeria.

 "Este ano escolhemos o tema de atracção do turismo na região, de modo a diversificar a economia local, porque o país, e particularmente o Huambo, tem vários pontos turísticos que devem ser aproveitados”, disse.

O vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Angelino Edmundo Elavoko, reconheceu que os grupos exibiram vários tipos de danças e ritmos culturais que representam a tradição angolana, transmitida de geração a geração.

Angelino Edmundo Elavoko encorajou os grupos que não conquistaram o título, no sentido de continuarem a competir

"O carnaval é uma festa, a razão de não saírem como vencedores não significa que perderam tudo, porque a participação de todos é um ganho para a província”, sublinhou.

 O desfile da classe infantil contou com a participação de 12 grupos carnavalescos dos diversos municípios da província do Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura