Mundo

Irão lança ataques contra Israel

O Irão iniciou, durante a noite de sábado, um ataque contra Israel. Segundo o porta-voz do exército israelita, Daniel Hagari, foram lançados "centenas de drones" em direcção ao país. Já a Guarda Revolucionária do Irão adiantou que também lançou mísseis.

14/04/2024  Última atualização 05H52
© Fotografia por: Getty Images
"Há pouco tempo, o Irão lançou veículos aéreos não tripulados a partir do seu território em direção ao território do Estado de Israel", anunciaram as Forças de Defesa de Israel, citadas pelo The Times of Israel.

O exército israelita garantiu que o "dispositivo de defesa está em alerta máximo" e que "está a monitorizar todos os alvos".

Já Daniel Hagari afirmou que "Israel está "bem preparado" para o ataque". "Preparámo-nos antecipadamente para diversos cenários. Para interceptar estes lançamentos, temos os círculos de proteção da marinha e da força aérea em várias camadas", acrescentou, citado pela Sky News.

De acordo com o responsável, os 'drones' demorarão "várias horas" até chegar ao país. "Vamos tentar impedi-los de chegar ao território israelita, é essa a nossa missão", afirma. 

Já de acordo com a imprensa israelita, está previsto que os drones atinjam Israel pelas 2h00 locais (00h00 em Luanda).

"Se entrarem no espaço aéreo israelita, ouvir-se-ão sirenes e alarmes onde quer que essas ameaças entrem e nós interceptá-las-emos", acrescentou Hagari.

Em comunicado, a Guarda Revolucionária do Irão afirmou que também lançou mísseis contra o país, que irão visar locais específicos. 

"Em resposta aos numerosos crimes cometidos pelo regime sionista, incluindo o ataque à secção consular da embaixada da República Islâmica do Irão em Damasco e o martírio de um grupo de comandantes militares e conselheiros do nosso país na Síria, a força aérea da Força Aeroespacial do Corpo dos Guardas da Revolução Islâmica disparou dezenas de mísseis e drones contra alvos específicos dentro dos territórios ocupados", disse a televisão estatal citando o departamento de relações públicas dos Guardas.

Sublinhe-se que as tensões entre os dois países subiu nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

A Casa Branca anunciou que vai ajudar a defesa de Israel face ao ataque com 'drones' lançado hoje pelo Irão.Segundo a presidência dos Estados Unidos, os ataques iranianos vão prolongar-se por "várias horas" e os Estados Unidos "vão estar ao lado do povo israelita" face ao ataque.

O presidente norte-americano, Joe Biden, encurtou hoje uma estada na sua casa de praia no Delaware e regressou a Washington para se reunir com a equipa de segurança nacional e acompanhar a situação no Médio Oriente.

A tensão Israel-Irão atingiu o seu ponto mais alto desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, há seis meses, depois de um ataque, atribuído a Israel, a um edifício consular iraniano na Síria que matou 12 pessoas, incluindo dois generais iranianos da Força Quds, a força de elite da Guarda Revolucionária.

O Irão prometeu retaliar contra Israel e responsáveis norte-americanos e israelitas têm estado a preparar-se para um ataque já este fim de semana, o que suscita preocupações quanto à possibilidade de o conflito se transformar numa guerra regional mais vasta.

O Pentágono informou que o secretário da Defesa Lloyd Austin falou com o seu homólogo israelita "para discutir ameaças regionais urgentes [...] e deixou claro que Israel pode contar com o total apoio dos EUA para defender Israel contra quaisquer ataques do Irão e dos seus representantes regionais".

O conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan também falou com o seu homólogo para reforçar o "compromisso firme de Washington com a segurança de Israel".

Biden embarcou no helicóptero presidencial num parque perto de sua casa em Rehobot.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo