Mundo

Israel dificulta entrada de apoio a palestinianos

A ONU acusou, ontem, Israel de impedir a entrada na Faixa de Gaza de caravanas humanitárias de distribuição de alimentos, agravando o quadro alimentar de milhões de palestinianos no enclave.

10/04/2024  Última atualização 12H20
Jens Laerke diz que vários civis enfrentam situação de fome © Fotografia por: DR

"As entregas de alimentos coordenadas pela ONU têm muito mais probabilidades de serem obstruídas ou de lhes ser negado o acesso (...) do que qualquer outra missão humanitária", afirmou o porta-voz do Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), em Genebra, Jens Laerke. Isto significa que "os comboios de alimentos que deveriam dirigir-se, especialmente, para o norte, onde 70% da população enfrenta condições semelhantes às da fome, têm três vezes mais probabilidades de ver recusado o acesso do que outros comboios humanitários", indicou.

Israel está sob crescente pressão internacional para permitir a entrada de mais ajuda na Faixa de Gaza, cuja população está ameaçada de fome seis meses após o início da guerra. O Cogat, organismo do Ministério da Defesa israelita responsável pelos assuntos civis palestinianos, afirmou, ontem, na rede social X (antigo Twitter) que 741 camiões de ajuda foram inspeccionados e entraram na Faixa de Gaza "nos últimos dois dias".

 "Apenas 267 camiões de ajuda foram distribuídos pelas agências de ajuda das Nações Unidas dentro de Gaza (146 dos quais transportavam alimentos)", acrescentou. Laerke argumentou que estas comparações "não fazem sentido", por várias razões.

"Em primeiro lugar, os camiões controlados pela Cogat estão geralmente apenas meio cheios. Trata-se de um requisito que eles impuseram", afirmou, acrescentando que depois de inspeccionados, estes camiões são reabastecidos pelas Nações Unidas para mais de metade, pelo que é normal que "os números nunca coincidam".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo