Mundo

Israel prepara resposta dura ao ataque do Irão

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel disse, nesta terça-feira, que estão a ser considerados os passos a dar para responder ao ataque do Irão, com mísseis e drones, lançados no último sábado, em declarações à imprensa durante uma visita à base aérea de Nevatim.

17/04/2024  Última atualização 09H00
Exército promete responder à ofensiva com mísseis iranianos © Fotografia por: DR

"O Irão enfrentará as consequências das suas acções. Vamos escolher a nossa resposta em conformidade. As Forças de Defesa de Israel continuam prontas para combater qualquer ameaça", declarou Herzi Halevi, citado pela imprensa ocidental.

Em relação ao conflito israelo-palestiniano, o Presidente dos Estados Unidos reiterou, na segunda-feira, o empenho nas negociações para uma pausa humanitária em Gaza e a libertação dos reféns, sublinhando, também, que Washington "está comprometido com a segurança de Israel", após o ataque do Irão. As declarações de Joe Biden foram feitas antes de iniciar uma reunião com o Primeiro-Ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, na Sala Oval da Casa Branca, para discutir as relações EUA-Iraque. "Estamos comprometidos com a segurança de Israel. Estamos empenhados num cessar-fogo temporário que traga de volta os reféns e evite que estes conflitos se alastrem mais", sublinhou.

O Primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak, adiantou que o G7 está a trabalhar num pacote de medidas contra o Irão, que podem incluir sanções, na sequência do ataque em território israelita, no último sábado.

Sunak também apelou a um cessar-fogo em Gaza, defendendo que o mundo deve "investir mais intensamente na solução de dois Estados." "É importante que outros parceiros regionais realmente ajudem a evitar um ataque muito pior no fim de semana. Recorda-nos como são realmente importantes as tentativas de normalização das relações entre Israel e os vizinhos e dá uma esperança preciosa para a região", afirmou Sunak no Parlamento britânico.

Centenas de apoiantes da linha dura do Governo iraniano reuniram-se no centro de Teerão, na segunda-feira, em defesa do recente ataque do Irão contra Israel.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo