Economia

Japão ajuda a realização de estudos geológicos

António Gaspar |

Jornalista

O Instituto Geológico de Angola (IGEO) beneficia de uma ajuda financeira não reembolsável do Japão de três milhões de dólares, para a realização de estudos geológicos em todo o território nacional, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas.

17/04/2024  Última atualização 11H00
Domingos Vieira Lopes e Suzuki Toru após a assinatura do acordo © Fotografia por: Edições Novembro
Domingos Vieira Lopes revelou a doação durante a assinatura de Troca de Notas sobre a Implementação do Programa de Desenvolvimento Económico e Social na área dos Recursos Minerais, com o embaixador japonês em Angola, Suzuki Toru.

O financiamento enquadra-se no Protocolo de Cooperação entre o IGEO e a Companhia Nacional de Petróleo e Gás e Metal Japão, e incidir sobre o fornecimento de materiais específicos, como veículos de transporte, drones e dispositivos de análise com sensores, de modo a permitir que a instituição angolana desenvolva com eficiência a sua actividade.

O secretário de Estado considerou que, com os fundos disponibilizados, o país fica melhor preparado para a concretização dos objectivos traçados no âmbito dos estudos conjuntos e pesquisa geológica, visando a identificação de áreas promissoras de prospecção e exploração mineira em Angola.

"O Governo do Japão tem demonstrado ser um parceiro confiável" na concessão de ajuda a projectos angolanos de desenvolvimento, disse, lembrando "o claro envolvimento em projectos nos mais diversos sectores, por meio de financiamentos ou da concessão de ajuda financeira não reembolsável em vários domínios, nomeadamente, desminagem, saúde e educação", disse o secretário de Estado.

Domingos Vieira Lopes destacou, ainda, os anos de cooperação entre Angola e Japão, sublinhando que o histórico de relações entre os dois Estados assenta numa base de complementaridade com ganhos para ambas as partes.

"Assinamos um acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos, que, naturalmente, ao seu tempo, vai permitir um maior investimento do Japão no nosso país e, no futuro, podermos investir, também, naquele país asiático", prognosticou.

O representante japonês, Suzuki Toru, valorizou a doação pela "escassez dos recursos mineiros" no Japão, onde a cooperação incorpora o conceito"parceiros crescendo juntos".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia