Desporto

Jornadas abordam Medicina desportiva

Armindo Pereira

Jornalista

O Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED) promove as primeiras jornadas científicas da medicina desportiva, a decorrer de 21 a 22 do corrente, no Centro de Formação do Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmunares Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.

20/02/2024  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

Sob o lema "Medicina do Desporto em Angola: Passado, Presente e Futuro", a sua directora, Stela Cristiano, anunciou que o evento terá início com uma abordagem à História da Medicina Desportiva em Angola, explorando os desafios enfrentados até agora e as perspectivas para os próximos anos.

A abertura oficial será realizada pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, seguida por uma mesa redonda, conferências e temas livres sobre a temática.

O primeiro dia contará com uma conferência sobre os novos desafios da medicina do desporto, ministrada por um prelector português. Notavelmente, a conferência será híbrida, permitindo a participação presencial e remota, ampliando o alcance para profissionais de saúde, agentes desportivos e interessados.

No segundo dia, o foco estará voltado para a multidisciplinaridade da medicina do desporto, com especialistas que vão dissertar tópicos como: avaliação cardíaca na pré-época, a importância do sono para atletas, psicologia desportiva, nutrição, treinamento físico, e considerações sobre o uso de anabolizantes e substâncias psicotrópicas. O doping vai, igualmente, integrar as abordagens.

Os temas incluem, também, a visão do atleta, treinador, médico e fisiotera- peuta sobre o papel dos profissionais de saúde. A jornada abordará, ainda, sobre fisiologia do desporto, traumatologia desportiva e reabilitação física, incorporando as últimas tecnologias.

Os cursos pré-jornadas, iniciados, ontem, são direccionados a profissionais de saúde, agentes desportivos e interessados em geral, enfatizando a importância do suporte de vida básico.

O encerramento destacará o impacto do trabalho multidisciplinar no rendimento desportivo, apresentado por um prelector brasileiro. A participação de especialistas internacionais de Portugal e Brasil, que também ministrarão cursos, evidencia o compromisso do CENAMED em promover a actualização constante dos profissionais de saúde em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto