Especial

Jovens divergem sobre o Dia dos Namorados

Celeste de Melo

Jornalista

O Dia dos Namorados, nalguns países Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, namorados e amigos. A data é representada para muitos com a troca de cartões e presentes, com símbolo de coração e demonstração afectiva. Em Angola, comemora-se no dia 14 Fevereiro.

14/02/2024  Última atualização 08H55
Vendedoras montaram bancadas coloridas de vermelho e branco, com bouquets de rosas e cestos com ursinhos © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Do mesmo modo que há aqueles que ainda valorizam e celebram, há também os que consideram a data como um dia qualquer e não comemorativa, uns por motivos religiosos e outros por acharem-na insignificante, que é o caso de Pedro Cardoso.

"Antigamente dava mais importância, preocupava-me muito em comprar presente, agora nem tanto, desde que percebi que o amor e carinho que sentimos por outro deve ser exprimido em todo momento, por actos de bondade”, disse.

Para Jussara Lemos, estudante, o dia 14 representa simplesmente o amor de forma geral. "É um dia para demonstrarmos o carinho que temos pelas pessoas que amamos, seja namorado, amigo, irmãos ou pais”, frisou.

Marilda André considera que a data não tem significado nenhum e não a comemora, por motivos religiosos.  "Para mim, o amor é uma semente que deve ser plantada todos os dias, e não simplesmente no dia 14. Também, por motivos religiosos, não celebro esta data. É um dia como qualquer outro”, sublinhou.

Igreja Católica lembra importância do namoro

Winnie António

 O Dia dos Namorados, também conhecido como dia de "São Valentim" é uma data que celebra o amor e a união dos casais. Nesse dia, os namorados costumam trocar presentes, flores, chocolates e declarações de amor.

De acordo com o padre da Igreja Católica Lino Aguiar, "a Igreja celebra a data, para lembrar aos namorados que o namoro é algo sério e de muita responsabilidade. Porque para se contrair o Sacramento do Matrimónio deve haver o namoro", esclareceu

Padre da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, da paróquia de São José de Calábria, Lino Aguiar esclareceu que o namoro é a fase de preparação para o Sacramento do casamento, fase de se conhecerem um ao outro e tem grande importância para os católicos.

O vigário referiu ser nesta fase que se deve saber  das qualidades e dos defeitos do parceiro(a), para que formem um lar estável.

O padre Lino Aguiar avançou que, neste dia, a Igreja realiza muitas actividades, como  a celebração eucarística, para marcar o dia do amor com momentos de recreação de casais e palestras, de modo a  incentivar o namoro livre e responsável e não às escondidas.

" Os casais preparam-se com alegria para a celebração desta data, pois têm noção do quanto é importante o amor no relacionamento, para que se forme um lar saudável", esclareceu.

Origem

A história da data remonta a um dia de jejum, em homenagem a São Valentim, um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais e que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países.

Segundo relatos, a associação com o amor e o romantismo chega depois do final da Idade Média.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

O bispo continuou a celebrar casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes, dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava, na prisão, o cumprimento da sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "Seu Namorado” ou de "seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data da sua morte - 14 de Fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada em Roma, em honra a algumas divindades.

Pontos de venda de presentes

Em véspera do Dia dos Namorados, era visível, na cidade de Luanda, vários pontos de venda de presentes para quem gosta de galantear o seu parceiro. Um dos pontos mais visitados é o Shopping Chamavo, um centro comercial localizado na Alameda Manuel Van-Dúnem, por oferecer sugestões variáveis desde bolsas, flores, roupas e acessórios, cosméticos, perfumes e calçado.

Outro ponto é o Largo do Amor, localizado na Vila Alice, onde encontramos várias tendas, expondo uma variedade de prendas a preços para todos os bolsos e gostos.

Baixa nas vendas

Margarida Manuel, uma das vendedoras, explicou que diferente dos anos anteriores, em que houve muita procura, este ano, devido à subida dos preços, o rendimento das vendas baixou.

"Ainda há pessoas que compram presentes, mas os preços subiram e isso tem reduzido a procura, obrigando-nos a criar pacotes mini para vender a um preço mais acessível”, disse.

O cenário é idêntico em outros locais da cidade, onde as vendedoras montaram bancadas coloridas de vermelho e branco, cores de costume, bouquets de rosas, cestos recheados com ursinhos de pelúcia, chocolates, T-shirts, carteiras e relógios.

 
Domingas Tabu

Psicóloga desaconselha relacionamentos sem amor

Sandra da Silva

A psicóloga clínica Domingas Tabu aconselhou as pessoas a evitar entrar em relacionamentos na base de interesses materiais.

"Se não houver amor, não se relacione, para não magoar nem se magoar. O dinheiro trabalha-se, tudo que vem com facilidade, desconfie”, aconselhou a psicóloga, que falava ao Jornal de Angola, por ocasião dos Dia dos Namorados, que hoje se assinala.

Segundo a psicóloga clínica, nos dias de hoje "é difícil encontrar o amor verdadeiro”, pois, para muitos, tornou-se tudo à base de interesses.

"Muitos procuram, simplesmente, fazer de tudo para suprir as necessidades como a carência emocional, psicológica e material”.

A psicóloga referiu que muitos acham que podem comprar o amor da outra pessoa, oferecendo dinheiro, carros, roupas de luxo e outras posses. "Hoje, as pessoas vivem muito preocupadas em ter do que em ser", lamentou.

Algumas pessoas, realçou, carregam dentro de si um grande vazio por causa das dificuldades que enfrentaram ao longo da vida,  um desejo do seu "eu” que não foi saciado, querem ser admirados e respeitados pelos bens que conseguiram.

"Quando há amor, tudo acontece de forma natural, o dinheiro e bens materiais servirão apenas para a manutenção do relacionamento. É preciso conquistar, dar amor, carinho, companheirismo, respeito, pois, o amor não se compra", disse.

As pessoas que colocam os bens materiais à frente dos relacionamentos, explicou a psicóloga, não duram por muito tempo, tornam-se agressivas, arrogantes e ignorantes perante o sentimento do outro, não valorizando o verdadeiro amor, o que faz com que o parceiro arranje outra relação.

Entretanto, prosseguiu, o que deixa o indivíduo frustrado é quando se sente usado(a), o que causa uma revolta profunda e cria um sentimento obsessivo.

Por outro lado, frisou, os jovens andam muito ambiciosos e preguiçosos, querem manter relacionamentos com mulheres e homens adultos, a fim de sustentar os seus vícios.

"Isso remete-nos à pirâmide das necessidades de Charles Darwin. Quando as necessidades da base não são satisfeitas, o homem não consegue atingir a auto- realização e vai girando em torno da mesma coisa o tempo todo", frisou.

Casais renovam votos

Edvaldo Lemos| Caxito

Um grupo de casais da Igreja Vida em Abundância, do bairro Hoji-ya-Henda, em Luanda, realizou um encontro na zona turística de Açude, arredores da cidade de Caxito, no Bengo, para reflectir sobre os relacionamentos e renovação de votos matrimoniais.

O coordenador da actividade, pastor Daniel Ferreira, disse que a deslocação serviu para unificar e fortalecer os relacionamentos conjugais de diversos casais e elevar o espírito de amor.

"O objectivo do encontro foi de juntar casais e celebrar o Dia dos Namorados. Muita gente pensa que o cristão não namora, mas, além de sermos marido e mulher, somos igualmente namorados”, afirmou.

Durante o encontro, foi realizada uma palestra com uma mensagem sobre a edificação dos lares na base do amor e da santidade. O coordenador adiantou que um cidadão precisa de viver o lazer num ambiente saudável e criticou os casais que vivem apenas como inquilinos na sua própria casa. "Não podemos apenas ficar pelo trabalho ou confinados em casa, devemos sair e nos soltarmos, para podermos viver também o ambiente que a natureza nos proporciona.  Então, esta é uma das mensagens. Não é pecado nenhum ir a lugares turísticos e tirar proveito de tudo que a natureza nos proporciona. Como filhos de Deus, precisamos manter o relacionamento  com as nossas esposas de uma forma saudável e sermos amigos acima de tudo”, aconselhou.

Encontro em boa hora

Geraldo Albano, de 36 anos, participou do evento com a esposa, Domingas Albano, que conheceu na igreja que frequenta desde 2014.

Pedro e Joana, juntos há oito anos, aproveitaram a corrente das águas do rio Dande e o forte vento no local para consertarem o relacionamento. Pedro contou que precisava daquele momento para apimentar o casamento, tendo prometido cuidar mais da esposa.

"Há muita coisa que não fazia, mas a partir de agora vou prestar mais atenção aos detalhes e valorizar a minha amada. Este encontro veio em boa hora, estamos felizes, vejo o amplo sorriso que brota nos seus lábios”, disse.

Lugares românticos para visitar

Engrácia Francisco

Nada melhor do que aproveitar uma data especial quanto o Dia dos Namorados para conhecer novos lugares ao lado da pessoa amada. Conheça a seguir alguns espaços ao ar livre, românticos para celebrar a data.

Ilha de Luanda

No calçadão da Ilha, encontra-se a Praça do Artesanato, um dos destaques artísticos da cidade. O local visa valorizar o artesanato urbano, oferecendo aos namorados peças raras e únicas para o dia especial.

Outros pontos de referência são os espaços adjacentes aos restaurantes Tamariz, Lookal Beach Club e Macau, que garantem uma estadia à beira mar.

Dá também para esticar o passeio ao ponto final, um dos pontos de maior referência da Ilha de Luanda. Nesta altura, o que o local garante de bom é o peixe fresco a um preço acessível ao ar livre. Os pratos típicos são o Muzongué e o Mufete, ambos feitos à base de peixe fresco.

Floresta da Ilha de Luanda

Cercada por muros altos e vista ao longe, poucas pessoas sabem que a Floresta da Ilha de Luanda, tida como um dos grandes pulmões da cidade capital, no distrito urbano da Ingombota, já foi um dos locais mais procurados da cidade, principalmente para os casais, acampamentos de fim-de-semana, férias escolares ou visitas de estudo. Criada há décadas, a área tem mais de dois hectares, possui acima de 700 árvores, na sua maioria da espécie "casuarina”.

Nos últimos tempos, aquele que já foi considerado um dos poucos espaços verdes da capital, está a perder a sua essência, devido à invasão do espaço pela população.

Entretanto, numa visita feita pela equipa do Jornal de Angola, na véspera da comemoração do dia dos namorados, constatou-se que apesar do estado em que o local se encontra, alguns casais ainda têm-no como referência.

Marginal de Luanda

Para os casais amantes de lugares históricos, o distrito das Ingombotas é um lugar de referência, pois encontram-se muitos pontos que retratam a cultura nacional, como o Museu da Moeda, o Memorial Dr. António Agostinho Neto ( Nova Marginal), o edifício do

Banco Nacional de Angola, a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, a Fortaleza de São Miguel, o Shopping Fortaleza e a Baía de Luanda, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ilha do Mussulo

A Ilha do Mussulo tem várias opções de resorts e restaurantes para conhecer. Existem também casas privadas e lugares para acampar.

Largo da Independência

O Largo da Independência tem no centro a estátua do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto e muitos casais têm-no como referência para curtir e passar o tempo.

Hotéis estão a oferecer pacotes promocionais

Quissanga Quindai e Jurelma de Castro

Em comemoração ao dia dos namorados, hotéis e hospedarias de Luanda criaram pacotes românticos para elevar o romance dos casais apaixonados.

O EPIC SANA Luanda tem, no seu pacote romântico, estadia de uma noite num quarto com decoração romântica e tratamento VIP  e um jantar, a partir das 19h30, num dos restaurantes, no valor de 120.000 kwanzas. O pacote inclui um menu com vinho espumante e sobremesa.

No Skyna hotel tem três pacotes. O primeiro, no valor de 90.000 kwanzas por casal, inclui um jantar com música ao vivo. O segundo é uma noite romântica, que inclui alojamento em quarto superior, com decoração alusiva ao Dia de São Valentim, no valor de 235.000 kwanzas. O terceiro, denominado "Noite carinhosa”, inclui um quarto decorado alusivo à data, oferta VIP no quarto, mais pequeno almoço, no valor de 165.000 kwanzas por casal.

Há, contudo, hospedaria e hotéis que não fizeram alterações nos preços dos serviços. A hospedaria Mar Azul, na Ilha de Luanda, está preparada para receber os clientes e dar um bom atendimento, como habitualmente. A hospedaria Luvambão, também na Ilha de Luanda, está a cobrar a diária 20.000 kwanzas para o quarto normal e 23.000 kwanzas o quarto VIP.

Restaurantes preparam menus especiais

A celebração de 14 de Fevereiro é já tradição ao longo de vários anos no mundo e em particular entre os angolanos.

A data exige de muitos parceiros inovações, entre as quais  saída de situações do lar para lugares de lazer em busca  de uma comemoração mais memorável.

Em função disso, alguns restaurantes da cidade capital decidiram montar cenários e cardápios especiais  em alusão ao dia, como é o caso do Restaurante São João, na rua da Liga Africana.

O restaurante  Bessangana, na Ilha de Luanda,  também não fugir à regra e preparou um  jantar romântico  e especial com música Jazz para o dia.

Outro restaurante que também vai sair do comum, hoje, é Moan.AN, à entrada da Ilha, que além do menu especial com pacotes bronze, prata e ouro, vai oferecer um jantar ao casal com a melhor história.

O espaço  Lookal Beach Club, na mesma zona, preparou dois menus especiais de cozinha internacional e japonesa e música do estilo Jazz.

Segundo os responsáveis de alguns restaurantes, o foco está no aumento das vendas neste dia, em função  do que foi preparado e com base nas publicidades feitas para a ocasião.

A intenção, disseram, é oferecer aos clientes  um bom atendimento, transmitir confiança  e segurança, além de momentos memoráveis.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial