Especial

Jovens ganham experiência na área das telecomunicações

As aulas de Comunicação via Satélite Montagem e Manutenção de Antenas VSAT, ministradas por especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional(GGPEN) e jovens embaixadores para Educação Espacial, no Centro Tecnológico do ITEL (CFITEL), em Luanda, estão a permitir aos formandos adquirirem experiência prática na área de telecomunicações.

05/03/2024  Última atualização 07H45
© Fotografia por: DR

Um dos formadores, que foi capacitado pelos especialistas do GGPEN, engenheiro Laurindo Canzau, conta que numa das aulas, os estudantes ficaram bastante emocionados ao fazerem uma transmissão. "Os formandos aprenderam todos os procedimentos para se manter uma comunicação via satélite estável, desde como fazer o levantamento técnico (survay), obter os valores de azmute, elevação, como orientar a antena e como ajustar a polarização, e outros requisitos de grande relevância como os testes de continuidade dos cabos e configuração dos modens”, disse.

Em 2022, o GGPEN e o Instituto de Telecomunicações (ITEL), com o apoio institucional do Ministério da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito do Programa de Educação Espacial do GGPEN e do Projecto "Eu Sei Fazer”, do CFITEL, realizou uma formação de formadores do curso de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT.

A formação visou a transferência de conhecimentos e experiências técnicas, laboratoriais e de campo, com o principal objectivo de aumentar a capacidade formativa do CFITEL, em particular e a nível nacional, de modo geral em Fundamentos, Técnicas e Procedimentos de Instalação e Manutenção (preventiva e correctiva) de Antenas VSAT.

Os participantes desta formação, estão, juntamente com os especialistas do GGPEN, a transferir o conhecimento aprendido no curso ministrado no CFITEL, que tem como objectivo proporcionar aos formandos conhecimentos e competências técnicas necessárias para instalar, configurar e garantir a manutenção de antenas VSAT, nas bandas C e KU de satélites do tipo ANGOSAT-2, e não só.

Também visa proporcionar aos futuros técnicos um conhecimento sólido dos fundamentos e das técnicas utilizadas na comunicação via satélite, com especial enfoque nos aspectos de radiofrequência (RF).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial