Cultura

“Kuduro Patriótico” desperta jovens para a prática do bem

Manuel Albano |

Jornalista

“Kuduro Patriótico” é a designação do projecto artístico, uma iniciativa do músico e compositor Chilola de Almeida, a ser apresentado amanhã, na Casa da Juventude, no município de Viana, em Luanda.

23/04/2024  Última atualização 09H25
Músico e compositor Chilola de Almeida, mentor do projecto © Fotografia por: Cedida

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o mentor do projecto garantiu que a iniciativa visa congregar jovens fazedores do estilo Kuduro, com a finalidade de os apoiar no resgate de valores morais, éticos e cívicos através de mensagens musicais patrióticas.

Fazem parte do projecto, os kuduristas Gumasto, Macossa Líder, Fiona Kira, Savanna Eventos, Yanilson Number One, Latina Queen e Petisco.

O projecto, alertou, privilegia canções com temáticas de intervenção social. O estilo Kuduro, disse, por ser muito popular e ouvido em praticamente todas as zonas periféricas e suburbanas do país, foi o escolhido para fazer chegar rapidamente a mensagem.

Desta forma, explicou, é uma forma de contribuir para se ter uma sociedade mais organizada e dar oportunidade de explorar o talento artístico da juventude.

"O projecto tem como objectivo auxiliar o Executivo, dando apoio patriótico e artístico para as acções que visam promover a cidadania, o amor ao próximo e a importância da valorização e preservação dos bens públicos”, ressaltouChilola de Almeida.

De acordo com Chilola de Almeida, um dos objectivos da iniciativa é dar ocupação aos jovens talentosos no domínio artístico, no âmbito do programa "Das Rixas para Artista”. O programa, sustentou, visa desincentivar os assaltos em paragens de táxis, com a campanha "Lotadores Conscientes, Paragens Seguras”. A ideia, disse, é mobilizar os jovens e realizar várias actividades no âmbito, também, do projecto de intervenção social "Sou Angolano, Sou da Paz e pela Paz Lutarei”.

O foco, explicou, é usar o estilo Kuduro e os protagonistas para a produção de músicas que enaltecem mensagens positivas. "São vários os problemas sociais que carecem de uma boa mensagem de intervenção”, referiu.

A selecção dos músicos, disse, obedeceu a alguns critérios, nomeadamente o comprometimento com a causa. Esclareceu que durante o período de divulgação do projecto tem estado a contar com o apoio de parceiros das áreas sociais das administrações.

"Temos realizado programas de sensibilização, nomeadamente palestras comunitárias, passeatas com trilhas sonoras e operações stop para despertar as comunidades sobre a importância da preservação do património nacional e levar os jovens a boas práticas sociais”, referiu.

A música promocional "Kuduro Patriótico” foi gravada pelo DJ Negro Xato. Chilola de Almeida é compositor, músico e actual membro do Colégio de Aconselhamento do presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), Zeca Moreno.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura