Mundo

Libéria: Documento de património do ex-Presidente George Weah vazou

A Câmara dos Representantes da Libéria está a investigar como os documentos de declaração de bens do antigo Presidente George Weah foram divulgados ao público, informaram, neste domingo, os orgãos de imprensa em Monrovia, capital da Libéria.

15/04/2024  Última atualização 09H50
George Weah, ex-Chefe de Estado da Libéria © Fotografia por: DR

A Libéria exige que todos os altos funcionários do Governo, incluindo os Presidentes, declarem os seus bens ao tomarem posse perante a Comissão Anticorrupção da Libéria (LACC, sigla em inglês) para evitar conflitos de interesses e acumulação ilícita de riqueza. Mas estas declarações não são obrigadas a ser tornadas públicas.

O legislador local Frank Saah Foko instou a Câmara a conduzir uma investigação sobre o vazamento, dizendo que publicar os documentos de declaração de bens de Weah sem o seu consentimento é ilegal. Ainda não está claro quem está por trás do vazamento, mas os legisladores convocaram altos funcionários da LACC para comparecerem perante eles na terça-feira.

O mandato do ex-Presidente foi marcado por acusações de corrupção. O seu sucessor, o Presidente Joseph Boakai, que venceu as eleições de Novembro, declarou os seus bens em Fevereiro, prometendo combater a corrupção.

 

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo