Desporto

Líder da primeira volta será conhecido hoje

Betumeleano Ferrão

A liderança do Girabola é o assunto de hoje, futebolisticamente falando, porque na conclusão da sexta jornada os dois duelos vão definir o campeão da primeira volta.

16/03/2024  Última atualização 13H38
Líder da competição joga em casa e depende apenas de si para conservar o comando © Fotografia por: Edições Novembro
Trata-se do Desportivo da Lunda-Sul – Sagrada Esperança, às 15h00, no Estádio das Mangueiras, e Petro de Luanda – Académica do Lobito, às 16, no 11 de Novembro.

Num destes dois jogos aliciantes sairá a equipa que comanda o primeiro turno do Girabola 2023/2024. O líder depende de si para conservar a posição, mas pode ser ultrapassado pelo adversário de mais logo ou pelo campeão nacional.

A pressão dos candidatos, cercou o Desportivo da Lunda-Sul e não há a mínima margem de erro para quem está na liderança, ou ganha ou corre o risco de ser ultrapassado pelos que vêm atrás, Sagrada e Petro e de Luanda.

As possibilidades dos lundas perderem o comando do campeonato são muito altas, por isso têm de fazer pela vida em casa, para ofuscarem totalmente o brilho dos diamantíferos.

A equipa orientada por Maurílio Silva não tem liberdade de escolha. Ainda não está diante do custe o que custar, pois seria um exagero se o líder do Campeonato Nacional pensasse assim, porque faltam muitas jornadas para o fim. A única preocupação de quem está no topo da classificação é somar três pontos para fazer história. Certamente, se obtiver  aproveitamento de cem por cento para arrumar a questão, colocando-se numa posição de destaque.

Até agora, o Desportivo está imbatível não apenas nas Mangueiras, mas, também, nos jogos contra os candidatos ao título. Todas as coisas boas do passado de nada valerão, se deixar cair o comando. A pressão de fazer mais e melhor existe, mas fica claro que a equipa está moralizada o suficiente para dar boa conta de si.

O Sagrada Esperança sabe que não precisa de muito para assumir a liderança do campeonato. É verdade que existe uma condicionante, mas os diamantíferos têm de passar ao largo dela, senão correm o risco de desperdiçar pontos preciosos.

Por mais que exista a possibilidade de ser ultrapassada pelo Petro de Luanda, o mais importante é que a equipa orientada por Roque Sapiri mantenha de pé a prioridade para este jogo, somar e seguir.

A vitória do Sagrada Esperança no jogo de quarta-feira, diante do FC Bravos do Maquis, tem de servir para alguma coisa. Os diamantíferos têm de aproveitar este embalo para cumprirem o último dever da primeira volta, sem desperdiçar pontos nas Mangueiras.

A deslocação ao reduto do Desportivo da Lunda-Sul é de alto risco, mas é um bom teste para a candidatura. Ultrapassar o rival é o alvo a atingir pela formação comandada por Roque Sapiri.

Académica motivada

O surpreendente empate da Académica do Lobito diante do 1º de Agosto, tem de colocar o Petro de Luanda de sobreaviso. A equipa orientada por Alexandre Santos está a torcer pelo Sagrada nas Mangueiras, mesmo que seja para o empate.

O campeão nacional tem de ser competente para fazer a sua parte. Uma eventual escorregadela do líder só vai ser benéfica se os tricolores conseguirem somar os derradeiros três pontos para tentar saltar para o comando.

O favoritismo do Petro de Luanda nem é tema de conversa, mas a Académica já agitou as águas do jogo. Uma atitude mais do que sensata para forçar o anfitrião a puxar dos galões e evitar provar do veneno que tramou quarta-feira o rival 1º de Agosto.

Se os estudantes obrigaram os militares a desperdiçar pontos, é ponto assente que podem repetir a dose contra os tricolores. Certamente, de nada adianta achar que os lobitangas não tiveram mérito no que fizeram no Estádio França N'dalu.

Que o Petro de Luanda se acautele para que não caia. Com ou sem muito esforço tem de jogar à campeão para tentar curvar na liderança.

Por mais que este desiderato esteja a depender do desfecho do jogo das Mangueiras, que curiosamente vai terminar durante a primeira parte do embate no 11 de Novembro, é bom que os tricolores estejam sempre inclinados para fazer as contas finais da primeira volta com mais três pontos.

A Académica do Lobito colocou todos os temperos para o jogo. Agora tem de aguentar com as consequências, mas sem se deixar intimidar. O empate já seria muito bom, mas não é crime pensar na vitória.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto