Desporto

Lobito alberga torneio internacional de pesca

Cerca de quinze equipas vão participar num torneiro internacional de pesca ao corrico de alto mar, a realizar-se na cidade do Lobito (Benguela), no próximo mês de Março, soube, segunda-feira a ANGOP.

20/02/2024  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR

Em declarações, António Rodrigues, membro da Comissão da zona Sul da Federação Angolana de Pesca Desportiva, disse que o torneio denominado "Lobito Billfish Classic”, será realizado nos dias 22, 23 e 24 de Março.

Para este torneio, estão já inscritas as equipas Lalala Fishing, Bravos da Baía, Monster Fish, Só Pra Contrariar e Vida louca, todas do Lobito, e Tudo Fish, Akwalunga, Team Náutico e Molembeiros, vindas de Luanda.

António Rodrigues disse que a organização espera, também, a participação de equipas de Benguela e do Namibe. "Da parte estrangeira, até o momento, a equipa da Inglaterra "Azores Lures" é a única que confirmou a sua presença, mas esperamos também uma da África do Sul e outra da Namíbia", revelou

Segundo o membro da Comissão da zona Sul, as equipas vão partir do Clube Náutico do Ferrovia para o alto mar, numa distância de aproximadamente quarenta milhas."Desde a Covid-19 que não realizamos torneios desta envergadura. O nosso mar é fértil em peixe de bico e nós não queremos deixar morrer este desporto", enfatizou.

Questionado sobre os patrocínios para efectivar o evento, disse ser "uma dor de cabeça". "Ainda não temos um grande patrocinador, mas com pouco faz-se muito. Contamos com todas as pessoas amantes da pesca desportiva", afirmou esperançado.

Em 2015, a cidade ferro-portuaria do Lobito albergou o Campeonato do Mundo de Pesca ao Corrico de alto mar, onde Angola sagrou-se campeã. Estavam presentes as selecções de Angola, Alemanha, África do Sul, Croácia, Espanha, Áustria, Itália, Senegal, Egipto, Tunísia, Suíça, Brasil e Mexico.

A pesca do corrico consiste em lançar um isco natural (ou amostra) para uma determinada área e depois recuperá-la, esperando que algum peixe a ataque, uma vez sentida a mordida, puxa-se a cana com força para ferrar melhor o peixe, e em seguida tenta-se tirar o peixe para fora de água o mais rapidamente possível.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto