Política

Luanda acolhe 1.ª Reunião da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE

JA Online

A capital angolana, Luanda, acolhe esta quarta-feira a Sessão Solene de Abertura da 1ª Reunião Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Paritária dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e União Europeia (UE), no âmbito do novo Acordo de Samoa.

20/02/2024  Última atualização 19H30
© Fotografia por: DR

O Sessão Solene será presidida pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, em representação do Presidente João Lourenço.

Segundo o porta-voz do encontro, de acordo com a Angop, o deputado Virgílio Tchiova, o discurso de abertura da Vice-Presidente será antecedido com o da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e dos co-presidentes das Assembleias Parlamentares Paritárias da OEACP-EU, nomeadamente Ana Rita Sithole e Carlos Zorrinho.

Trata-se da primeira Reunião Plenária Ordinária da Assembleia Parlamentar Paritária OEACP-UE, desde que foi assinado o novo Acordo de Samoa.

Acordo de Samoa é um novo quadro geral de relação entre a UE e os países de África, Caraíbas e Pacífico, abrangendo seis domínios prioritários, nomeadamente a democracia e os direitos humanos, desenvolvimento e crescimento económico sustentável, alterações climáticas, desenvolvimento humano e social, paz segurança e migração e mobilidade.

Após a Sessão de Abertura haverá dois debates, com a intervenção da Comissária da UE para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, e de Fabricio Cardone, professor de ciência política na Universidade de Glasgow, no Reino Unido.

Os temas do debate estão relacionados com o novo impulso da parceria entre a OEACP e União Europeia.

Esta terça-feira realizaram-se as reuniões dos Bureau das Assembleias Parlamentares Paritárias da África, Caraíbas e Pacífico e da União Europeia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política