Sociedade

Lunda-Norte: Igreja do Cuilo elevada a paróquia

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A comunidade de Santo António do Cuilo, da Diocese do Dundo, na Lunda-Norte, foi elevada à categoria de paróquia, 50 anos depois da chegada dos primeiros missionários da congregação do Verbo Divino, a Camaxilo.

18/04/2024  Última atualização 11H09
© Fotografia por: DR

O bispo da Diocese, Dom Estanislau Chindecasse, disse que a criação da nova "casa eclesiástica” se enquadra na celebração das festividades dos 50 anos do Jubileu da Missão Católica do município do Caungula.

De acordo com o bispo diocesano, a história de evangelização da então Lunda tem muitas semelhanças com o que a liturgia da palavra conta sobre o surgimento da igreja. A par das dificuldades, referiu, a igreja não deixou de se expandir. A prova, explicou, é o surgimento de novas paróquias, vocações sacerdotais, religiosas e as acções sociais nas comunidades.

 
Evangelização

O bispo da Diocese do Dundo lembrou que a celebração eucarística, inserida na criação da Paróquia de Santo António do Cuilo, começou em 1990, na localidade do Mussuco, comuna do Luremo, hoje município do Cuango. "Foi a primeira Missão Católica criada naquela altura e compreendia a zona do Cacolo, nas actuais Lundas-Norte e Sul”, adiantou.

Dom Estanislau Chindecasse informou que em 1940, a igreja local passou a pertencer à Diocese do Kuito, província do Bié, de onde saíram muitos catequistas em missão evangélica para a Lunda. A história, afirmou, evoluiu a partir de 1957, quando o Dundo passou a pertencer à igreja de Malanje. Mais tarde, em 1974, recordou, foi criada a Missão de Caungula.

Com o surgimento da Paróquia de Santo António do Cuilo, adiantou, a Igreja Católica na Lunda-Norte mostra que está a crescer. Porém, alertou, é preciso trabalhar mais na divulgação do evangelho. A Diocese do Dundo foi criada em 2002 e teve como o primeiro bispo, o agora emérito da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, sucedido por Dom Manuel Imbamba. Actualmente, Dom Estanislau Chindecasse é o terceiro bispo da história diocesana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade