Gente

Mabululu encanta no futebol egípcio

A par de Gerson Dala no Qatar e de Bastos Quissanga no Brasil, Agostinho Cristóvão Paciência, conhecido no mundo do futebol por “Mabululu”, também se tem destacado no futebol egípcio, representando a equipa do Al-Ittihad, de Alexandria. Imaginem o que os adeptos fizeram com o Mabululu! Desde a sua chegada, ele tem sido o artilheiro da equipa e do campeonato.

08/04/2024  Última atualização 07H20
Faraó angolano © Fotografia por: DR
No jogo da 17.ª jornada, disputado na última quinta-feira, o angolano marcou o golo da vitória da sua equipa, o Al-Ittihad de Alexandria, por 3-2, já nos acréscimos. Os torcedores  carregaram-no sobre os ombros como um verdadeiro faraó (como pode ser visto na foto). Com esta vitória, a sua equipa assume a liderança do campeonato. Aos 31 anos de idade, o angolano tem sido um quebra-cabeças para as defesas das equipas do campeonato egípcio.

Quando saiu do 1.º de Agosto para defender as cores do Al-Ittihad de Alexandria, Mabululu valia pouco mais de 500 mil euros. Quatro anos depois, o angolano, segundo o site do seu clube, vale mais de 2 milhões de euros. Em Angola, além do 1.º de Agosto, agremiação que lhe proporcionou grandes oportunidades, o atleta teve passagens pelo Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube, ASA e Domant FC do Bengo.

Uma curiosidade! Sabem por que ele ganhou o apelido de Mabululu? Quando criança, só gostava de comer pão de uma padaria que tinha o nome "Mabululu”, segundo revela João Vunge, pai do jogador. Se não tivesse o pão daquela padaria, o rapaz não aceitava outro e o choro era o seu manifesto de insatisfação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente