Desporto

Macedo ergue primeiro troféu da temporada’24

Melo Clemente

Com 18 pontos da internacional angolana, Cristina Matiquite, a equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto venceu, ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Interclube, por 62-53, e reconquistou a Taça de Angola. Com este triunfo, o técnico Paulo Macedo ergueu o seu primeiro troféu no regresso à alta competição.

16/03/2024  Última atualização 13H40
Matiquite liderou as accões ofensivas do Clube Central das Forças Armadas Angolanas © Fotografia por: DR

Após um primeiro quarto prometedor, em que as duas melhores equipas da actualidade, a nível das senhoras, proporcionaram ao público presente no Pavilhão Principal, que se diga, esteve completamente engalanada, o segundo período acabou por ser mal jogado.

Com as duas formações a privilegiaram o ataque, em detrimento da defesa, a equipa do 1.º de Agosto, agora na versão Paulo Macedo, que regressa uma vez mais, ao comando da turma rubro e negra, sai vitoriosa 16-14, ao cabo dos primeiros 10 minutos.

A equipa militar começou bem o segundo quarto, mas, rapidamente, deixou-se ultrapassar na marcha do marcador, fruto da displicência do ataque, que falhava sistematicamente, inclusive em situação de um contra zero.

Nesta etapa as comandadas de Elisa Pires marcaram 15 pontos, contra apenas seis pontos do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), perfazendo 22-29, ao intervalo maior.

O período de descanso surgiu numa altura em que as jogadoras das duas colectividades mais precisavam.

Mais determinadas no capítulo defensivo, em que era privilegiada a defesa zona, as militares conseguiram empatar a partida a 31 pontos, quando restavam seis minutos para finalizar o terceiro período. Isabel João, com um lançamento à longa distância deu a igualdade a equipa do Rio Seco.

Elisa Pires foi obrigada a solicitar um desconto de tempo, numa altura em que o 1º de Agosto tomava de assalto a liderança da marcha do marcador 33-31, quando restavam pouco menos de quatro minutos para finalizar o terceiro quarto.

A partir daí, as pupilas de Paulo Macedo mantiveram o comando das operações até ao apito final. Cristina Matiquite e Isabel João, ambas terminaram o desafio com um duplo-duplo (18 pontos, 14 ressaltos, 15 pontos e 10 ressaltos), respectivamente. Armanda Sindalawa foi a rainha das assistências, com seis.

A moçambicana Ingvild Mucayuro destacou-se do lado da turma da Polícia, com 15 pontos, para além de ter capturado oito ressaltos.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto