Sociedade

Mais de 400 pessoas ficaram desalojadas

Valter Gomes| Uíge

Um total de 451 pessoas residentes nas aldeias de Senga e Quifumbe, no município do Uíge, está, há uma semana, sem abrigo, em consequência das fortes chuvas que caem nas localidades.

30/03/2024  Última atualização 08H59
Consequência das fortes chuvas no Uíge © Fotografia por: DR
A chuva, acompanhada de ventos fortes e granizos, já destruiu um jango comunitário, com 90 casas, sendo 80 da aldeia Senga e dez de Quifumbe. As famílias sinistradas refugiaram-se em casas de vizinhos, amigos, parentes e em algumas salas de aula das escolas primárias existentes nas referidas aldeias.

"Fomos surpreendidos pela forte chuva. Perdemos quase tudo, desde a roupa, utensílios de cozinha e materiais didácticos”, lamentou Morena Bernardo, de 43 anos, uma das moradoras afectadas.

Mãe de cinco filhos e moradora na aldeia Senga, há mais de 35 anos, a sinistrada disse que estão a viver em péssimas condições, situação que está a provocar febres e outras complicações de saúde aos filhos.

Domingas Manuel, de 28 anos, mãe de três filhos, é outra residente da aldeia do Senga que ficou, também, sem casa para morar. Visivelmente abalada, está, no momento, a viver, com os filhos, precariamente.

O soba do Senga, Armando Calendawa, esclareceu que as 80 residências destruídas pela chuva na aldeia, deixaram ao relento 330 pessoas. "A situação é preocupante, tendo em conta as dificuldades que a população está a passar”, disse. 

A autoridade tradicional adiantou que as famílias afectadas, maioritariamente camponesas, necessitam de apoios em bens distintos, entre os quais chapas de zinco, pregos, roupa e alguns utensílios de cozinha. Numa outra aldeia, a do Quifumbe, a chuva arrasou 10 casas, deixando ao relento 120 moradores. O Soba da aldeia, Miguel José, lamentou o sucedido e disse que as famílias afectadas estão, neste momento, albergadas em salas de aula da escola primária da localidade.

Apoios

A Administração Municipal do Uíge está, de acordo com uma fonte da instituição, a fazer um levantamento exaustivo das famílias afectadas, a fim de receberem os apoios necessários.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade