Desporto

Mark Gleeson: Voz autorizada a comentar sobre futebol africano

O Campeonato Africano das Nações guarda muitas memórias para os africanos. Para a maioria dos seguidores do maior evento desportivo de África, uma voz que contribuiu para as suas memórias coloridas do torneio é aquela que tem sido consistente durante muitos anos.

05/02/2024  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR

Mark Gleeson, da África do Sul, jornalista experiente, comentador e amante do futebol, reservou um tempo fora da caixa de comentários para conversar com a CAFOnline sobre os seus anos de cobertura do maior evento de África, que para ele remonta à edição de 1992 no Senegal.

Desde então, Gleeson, considerado a voz dos comentaristas do futebol africano, cobriu uma série de eventos desportivos globais, como os CAN, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo FIFA.

Entre as suas inúmeras conquistas na cobertura do futebol africano, Gleeson foi premiado com a Ordem de Mérito Ouro da CAF em 2017 pela sua consistência e excelente cobertura do futebol africano.

Neste encontro com o CAFOnline, ele nos leva de volta ao seu primeiro Campeonato Africano, destaques e algumas das suas melhores lembranças desde a edição de 1992. Sobre a sua melhor lembrança de uma partida que cobriu e respondeu: "Como sul-africano, a África do Sul venceu em 1996, derrotando a Tunísia. Foi a primeira vez que participou no campeonato, a primeira vez que o organizou e penso que isso também fica na memória da maioria dos meus compatriotas. Infelizmente, 1996 ainda é um ponto de referência. Devíamos ter vencido mais alguns ao longo do caminho, mas isso não aconteceu. No entanto, esse ainda é o meu destaque em termos da Taça das Nações Africanas”.

 Quanto ao que acontece na preparação para comentar nessas partidas, afirmou. "Você tem que fazer muita pesquisa sobre os jogadores. Seu trabalho não é apenas entreter, mas principalmente na minha opinião é informar, você deve ser capaz de contar ao espectador sobre os jogadores, as situações, as circunstâncias de um jogo e são muitas anotações e muito papel antes de entrar”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto