Desporto

Medalhistas asseguram Africano no Rwanda

Rosa Napoleão

Jornalista

As ginastas Luana Gomes, Aysha Morgado e Elizabeth Mangundo são as mais experientes da convocatória da Selecção Nacional, para o Campeonato Africano de Ginástica Rítmica, agendado para 23 e 24 de Abril, no Rwanda.

05/03/2024  Última atualização 08H10
Ginástas angolanos esperam brilhar no Africano de Kigali © Fotografia por: DR

O grupo composto por dezoito atletas, pretende estar na melhor forma competitiva, para conseguir os melhores resultados na 18ª edição do Campeonato Africano de Rítmica. O Centro de Alto rendimento do Namibe será o palco das seleccionadas a partir da segunda quinzena deste mês para um período, intenso de treinamento.O objectivo principal do conjunto angolano é conseguir um resultado satisfatório que garanta o passe aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em conversa com o Jornal de Angola, Nguesa Campos, secretária geral da Federação, acredita serem estas as melhores escolhas para a prova africana. "O grupo está bem constituído. São as melhores a nível nacional, as que obtiveram bons resultados nas provas internas. Temos várias estreantes, que vão ganhar traquejo ao lado das profissionais. Ambicionamos subir ao pódio no Africano".

As condições de trabalho na província do Namibe estão a ser concluídas, segundo nos garantiu a dirigente. "Estamos a trabalhar na criação das condições. Algumas visitas de vistorias já foram feitas para a constatação das condições”.

A lista das convocadas está composta pelas seniores Luana Gomes (Sfuap Portugal), Aysha Morgado (Petro), Elizabeth Mangundo (CSN do Namibe) e Florencia Missunda (4 de Junho). Nos juniores da rítmica de conjuntos alinham Núria Bumba, Brigida de Gouveia, Jacira Manuel (Apolónia), Domingas Nacutla, Elizabeth Benjamim (Sporting do Bié), Delma Luís (Petro) e Ludmila Segunda (Clube da Lunda Sul). Para o conjunto de seniores perfilam as ginastas Evaldina Severino, Sofia Higino (AT Gymm), Abigail de Sousa, Celma Nunda (Petro), Leonor Moke (XLAC), Leontina Daniel (Sporting Bié) e Laurinda Tito (Sporting Lubango).

As mesmas estarão sob os cuidados das treinadoras Catarina Ivanova (individual), Larisssa da Silva (adjunta para conjuntos) e Alice Tomás (adjunta conjuntos).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto