Sociedade

Médicos pedem observação abrangente dos pacientes

Jurelma de Castro

Jornalista

A presidente do Colégio de Otorrinolaringologia defendeu, terça-feira, em Luanda, uma observação mais abrangente dos pacientes que acorrem às unidades hospitalares com patologias ligadas à laringe e às cordas vocais.

17/04/2024  Última atualização 08H49
Médica Rosária Monimambo © Fotografia por: DR
Rosária Monimambo referiu, durante um seminário realizado na Clínica Girassol, sob o lema "Um Mundo, Muitas Vozes”, em alusão ao Dia da Voz, celebrado ontem, que o otorrinolaringologista não deve somente estudar o ouvido, nariz e a laringe, mas saber que existem doenças sistémicas infecciosas que podem afectar, de diversas formas, os doentes.

De acordo com a especialista, às doenças sistémicas infecciosas como a tuberculose, muitas das vezes, têm afectado a laringe e causado lesões profundas, muitas só descobertas por intermédio de um raio X. Os profissionais, continuou,  têm de estar atentos quanto ao diagnóstico e tratamento precoce de algumas doenças.

A médica chamou, igualmente, atenção de manter a voz em forma. "Se tiver uma dor ou a voz rouca, o recomendável é recorrer às instituições hospitalares para um melhor diagnóstico”, alertou.

 

Problemas da voz

De acordo com a chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Clínica Girassol, Abilene Lucas, os líderes religiosos são um dos mais afectados com os problemas relacionados à voz. "Muitos deles aparecem com problemas de disfonia, embora alguns relatam a sensação de corpo cansado e fraqueza na voz”, explicou.

Dentre as patologias mais frequentes ligadas à voz, citou os nódulos de corda vocal, pólipos e o edema de Reinke (também conhecida como doença crónica da laringe). Os nódulos da corda vocal, realçou, acometem geralmente pacientes que fazem o abuso do curso da voz, como professores,  cantores e locutores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade