Economia

Menongue perdeu quase 45 por cento da produção agricola devido à seca

Cerca de 45% da produção prevista para a Campanha Agrícola 2023-2024, em Menongue, de 96.464 toneladas, perdeu-se, devido à seca, anunciou, segunda-feira, o administrador municipal, José da Silva, ao apresentar à população um grupo de 24 extensionistas que vai ajudar as comunidades locais a aumentarem a produção.

07/05/2024  Última atualização 10H59
Grupo de 24 extensionistas vai ajudar as comunidades locais © Fotografia por: Edições Novembro

O reforço de técnicos visa ajudar as comunidades a aumentarem a produtividade com base em métodos das Escolas de Campo dos Agricultores (ECA´s), inseridas na terceira fase do Projecto de Transformação da Agropecuária Familiar de Angola (MOSAP-3).

Os 24 extensionistas foram apresentados num acto em que o especialista sénior das ECA´s no MOSAP-3 Januário Chissanga disse que o objectivo do reforço de quadros é fortalecer o conhecimento e as habilidades dos agricultores com práticas e tecnologias agrícolas modernas.

Januário Chissanga anunciou quatro subprogramas, que visam a extensão rural com a criação e monitorização das associações e cooperativas agropecuárias, assim como  capacitar técnicos e facilitadores em metodologia de produção e criação de Escolas de Campo.

A Direcção Municipal da Agricultura de Menongue tem registadas cerca de 265 associações, 90 cooperativas, nove fazendas e 12 técnicos, oito dos quais com formação no sector agropecuário, um número considerado insuficiente para dar assistência técnica às 57.443 famílias camponesas do município.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia