Desporto

Mestre Ednásia Júnior eleva conquistas do país

Silva Cacuti

Jornalista

A mestre Fide Ednásia Júnior encerrou a participação do Xadrez angolano nos 13º Jogos Africanos que decorrem em Accra, Ghana, com a conquista da medalha de prata, após derrotar a ghanense Maud Benson.

13/03/2024  Última atualização 15H00
Sanções aplicadas a Angola impediram a exibição da bandeira durante a distinção das atletas © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

A medalha é a segunda mais importante de todas as conseguidas pela missão angolana em Accra. O país colecciona três medalhas de bronze, conseguidas pela atleta Rafaela Santos, graças ao estabelecimento dos recordes nacionais e absolutos do 1500m livres. A nadadora cronometrou 18min38s70, prova vencida por uma sul-africana.

Outras medalhas de bronze foram conseguidas pelos lutadores Manaceu Ngonda, nos 65 Kg do estilo luta livre. Manaceu venceu o combate de atribuição da medalha diante de Mhlanga Michel, da África do Sul.

No outro combate de atribuição do terceiro lugar, na luta livre, 74 Kg, Ntubila Lubambo perdeu com o guineense-bissau Bacar Mdum, antigo campeão africano.

Nas classificativas para os 57 Kg, Seko Kinavuidi não teve oportunidade diante do argelino Zerrougui Islam.

Na outra especialidade de luta, a greco-romana, Roberto Nsangua, 87 kg, também arrebatou o seu quinhão ao bater Ulabo Solomon, da Nigéria, no combate de atribuição.

Comitivas regressam

Roberto Nsangua e Manaceu Ngonda chegam, hoje, ao país de medalha ao peito, terminada que está a participação das lutas nos 13º Jogos Africanos de Accra, Ghana.

Os dois distinguidos regressam numa caravana que, além de lutadores, traz o MMA e o ténis de mesa, especialidades que encerraram as participações nos Jogos sem medalhas conquistadas por  qualquer um dos seus representantes.

Desde segunda-feira, está no país a representação do Karaté, que também não logrou qualquer medalha, enquanto o xadrez, embora tenha terminado a participação nos Jogos, aguarda, em Accra, pelo início do Campeonato Africano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto